Investimento em imobiliário comercial atinge os 380 milhões de euros no primeiro trimestre de 2022

O investimento em imobiliário comercial quase duplicou em relação a mesmo período do ano anterior.

De acordo com os dados divulgados pela consultora CBRE, o ano iniciou a um bom ritmo de investimento, com o mercado de armazéns logísticos a destacar-se. A par da logística, surge o segmento de escritórios que também faz parte das classes de ativos que atraíram o maior volume de investimento.

A consultora estima que a atividade de investimento em imobiliário de rendimento se acentue nos próximos trimestres, podendo alcançar um novo recorde anual. Segundo a CBRE, o investimento em imobiliário comercial atingiu os 380 milhões de euros entre janeiro e março de 2022, quase o dobro em relação ao período homólogo do ano anterior.

No caso de logística, o investimento em ativos começa a tornar-se mais expressivo, com seis transações concluídas no trimestre, e os escritórios mantêm o seu interesse. A consultora avança que a forte procura por ativos logísticos continua a exercer pressão sobre as prime yields, que diminuíram 25 pontos base em relação ao trimestre anterior, tanto em Lisboa como no Porto.

Menos otimista face à evolução das yields está Nuno Nunes, Diretor de Capital Markets da CBRE Portugal, “Antecipamos um efeito de compressão, nomeadamente em logística, determinadas zonas de escritórios e retalho alimentar, suportada num expectável crescimento de renda decorrente de uma procura, em alguns casos, ainda superior à oferta disponível, que deverá ser monitorizado com atenção, pois existem vários fatores de risco relevantes no horizonte”.

Segundo Cristina Arouca, Diretora de Research da CBRE Portugal, “apesar da subida das taxas de juro, existe atualmente uma elevada liquidez para investir no setor imobiliário. Não obstante, podemos ver o adiamento de algumas operações de forward funding e forward purchase devido à incerteza relacionada com o aumento dos custos de construção.”

A consultora prevê um forte volume de investimento ao longo do ano e estima que o volume de negócios ultrapasse a referência dos três mil milhões de euros que se verificava antes da pandemia, podendo mesmo ser alcançado um novo recorde este ano.

O Grupo CBRE, com sede em Dallas, nos Estados Unidos, é líder na prestação de serviços comerciais e investimento para o setor imobiliário (com base na receita de 2020). Conta com mais de 100 mil colaboradores e apoia clientes em mais de 100 países. Em Portugal oferece um conjunto de serviços integrados, que incluem consultoria estratégica e mediação em operações de venda e arrendamento de imóveis, promoção, investimento imobiliário, gestão de imóveis, gestão de ativos, gestão de projetos, serviços de avaliação e research.