Investimento em construção acelera ritmo de crescimento no 1º trimestre

O consumo de cimento no mercado nacional, contabilizou um aumento de 3,8% até abril.

De acordo com a Análise de Conjuntura do Setor da Construção, apresentada na quarta-feira pela AICCOPN (Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas, referente ao mês de maio, o investimento em construção acelera ritmo de crescimento no 1º trimestre de 2022.

Segundo Contas Nacionais Trimestrais divulgadas pelo INE, o investimento em construção registou, no período em análise, um aumento homólogo de 5,3%, o que revela uma aceleração face aos aumentos de 4,2% e 2% observados nos últimos dois trimestres. No mesmo sentido, o VAB do Setor da Construção cresceu 3,6%, em termos homólogos, variação superior aos 2,9% e 1,6%, registados no 4º e 3º trimestres de 2021, respetivamente.

Quanto ao licenciamento de obras de edificação e reabilitação pelas Câmaras Municipais, nos primeiros três meses de 2022, a AICCOPN adianta que se assistiu a uma ligeira diminuição de 0,2%, face ao mesmo período de 2021, em resultado de uma subida de 3,2% nos edifícios residenciais e de um decréscimo de 9,5% no licenciamento de edifícios não residenciais.

No que diz respeito ao número de fogos licenciados em construções novas apura-se um aumento de 8%, em termos homólogos. Quanto aos custos de construção de habitação nova, verificou-se, no mês de março, um crescimento do índice de 11,6%, em termos homólogos, taxa que é superior em 3 pontos percentuais (p.p.) à observada no mês anterior (8,6%) e que resulta de variações homólogas de 15,3% no índice relativo à componente de materiais e de 6,4% no índice relativo à componente de mão de obra.

Observou-se ainda uma aceleração do ritmo de crescimento do valor mediano da habitação, no mês de abril de 2022, para efeitos de crédito hipotecário, com uma subida de 13%, em termos homólogos.

A AICCOPN dá conta que no segmento da engenharia civil, assistiu-se a uma manutenção da tendência negativa quer no montante dos concursos de empreitadas de obras públicas promovidas, que apresenta uma diminuição de 14,8% nos primeiros 4 meses de 2022 face ao período homólogo de 2021, quer nos contratos de empreitadas celebrados e registados no Portal Base, verificando-se uma variação homóloga temporalmente comparável de – 52,3%2.

Até abril de 2022, o consumo de cimento no mercado nacional, contabilizou um aumento de 3,8% face a igual período do ano passado, totalizando 1.295,5 milhares de toneladas.