De acordo com os dados avançados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística – INE, dos Inquéritos de Conjuntura às empresas e aos Consumidores, o indicador de confiança dos consumidores aumentou em dezembro e janeiro, contrariando o perfil negativo dos três meses anteriores.
Os indicadores de confiança da Indústria Transformadora, da Construção e Obras Públicas, do Comércio e dos Serviços aumentaram, face a dezembro. Segundo o INE, os saldos das expectativas dos empresários sobre a evolução futura dos preços de venda apresentam uma diminuição na Indústria Transformadora e no Comércio, sendo que na Construção e Obras Públicas, após ter registado uma queda entre outubro e dezembro.
No que toca ao Inquérito Qualitativo de Conjuntura à Construção e Obras Públicas (ICCOP), o Indicador de Confiança da Construção e Obras Públicas aumentou em janeiro, após ter diminuindo em dezembro. Esta evolução refletiu o contributo positivo das apreciações sobre a carteira de encomendas e perspetivas de emprego.
Segundo o INE, o Indicador de Confiança cresceu em todas as divisões, Promoção Imobiliária e Construção de Edifícios, Atividades Especializadas de Construção, e Engenharia Civil, de forma mais expressiva no último caso.
O saldo das apreciações da atividade nos últimos três meses aumentou em dezembro e janeiro, de forma ligeira no primeiro caso, e após ter diminuído de forma acentuada em novembro.
No que diz respeito ao saldo das perspetivas de preços praticados pela empresa nos próximos três meses, cresceu em janeiro, depois de ter diminuído entre outubro e dezembro, de forma mais expressiva no último caso.