Imóveis vão passar a ter número único de identificação

O projeto vai considerar inicialmente apenas as propriedades rústicas.

As propriedades vão passar a ser identificadas por um número único, tal como o cartão de cidadão que agrega a informação de cada indivíduo, avançou ontem o jornal Público em publicação.

O projeto-piloto que é o ponto de partida para a criação de bases de dados abertas e atualizadas em tempo real da propriedade em Portugal vai iniciar ainda em 2022. Será a partir do segundo semestre que se assinala o início de uma nova etapa na história da propriedade em Portugal. Altura em que será lançado o Número de Identificação do Prédio (NIP), um registo único que funcionará para as propriedades da mesma maneira que o cartão de cidadão funciona para os indivíduos.

O Número de Identificação do Prédio irá reunir toda a informação relativa à identidade predial num único número. O projeto vai considerar inicialmente apenas as propriedades rústicas, podendo, depois, vir a alargar-se também para as urbanas. De acordo com o jornal Público, estes são os primeiros passos para a criação de uma ideia já antiga, que só agora será possível: bases de dados abertas, interoperáveis e atualizadas em tempo real, relativos a toda a informação disponível sobre as propriedades rústicas e urbanas.