IHRU assina acordos para dar apoio a mais 2665 famílias

O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana assinou os acordos âmbito do Programa 1.º Direito.

O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) assinou nos últimos dias mais cinco acordos de colaboração com autarquias locais para as respetivas Estratégias Locais de Habitação para dar apoio a mais 2665 famílias no âmbito do Programa 1.º Direito. No total são agora 76 acordos de colaboração assinados com os municípios.

Anadia, Loures, Oliveira do Bairro, Póvoa de Varzim e Vagos foram as autarquias escolhidas para os acordos assinados nos últimos dias. A assinatura destes acordos permitirá dar resposta a 2665 famílias a viver em situações indignas de Habitação, aos quais acrescem mais 1 788 a salvaguardar junto dos beneficiários diretos e do terceiro sector.

Foi já possível concretizar 859 habitações para entregar a famílias identificadas e que viviam em condições indignas, nos acordos de colaboração em curso, segundo anúncio da página oficial da República Portuguesa.

Os acordos assinados com o IHRU, homologados pela Secretária de Estado da Habitação, Marina Gonçalves, e pelo Secretário de Estado da Descentralização e da Administração Local, Jorge Botelho, definem um montante global de investimento pelo IHRU de mais de cerca de 175 milhões de euros, dos quais 85,7 milhões de euros são financiamento a fundo perdido.

De acordo com a publicação, as modalidades de soluções habitacionais previstas nestes Acordos de Colaboração passam por reabilitação de frações ou de prédios habitacionais, aquisição de frações ou prédios habitacionais e construção de prédios ou empreendimentos habitacionais.

O programa 1.º Direito, integrado na Nova Geração de Políticas de Habitação (NGPH), visa a promoção de soluções habitacionais para as famílias mais carenciadas e sem alternativa habitacional.