A nova solução apresentada para o Hotel Turismo da Guarda, passa pela integração na rede de Pousadas de Portugal e o ativo será entregue à Empresa Nacional de Turismo, SA. O anúncio foi feito ontem por António Costa Silva, Ministro da Economia e do Mar, na Assembleia da República, na Comissão de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação, de acordo com o comunicado da página oficial da República Portuguesa.
Construído de raiz como unidade hoteleira de referência na região e inaugurado em 1947, e edifício emblemático da cidade da Guarda, encerrou a sua atividade comercial em outubro de 2010 e, em abril de 2011, foi adquirido pelo Turismo de Portugal à Câmara Municipal da Guarda.
Desde 2011 e até ao momento, o ativo foi destinado a venda e afetado ao programa Revive, não tendo gerado interessados. O Hotel Turismo da Guarda com a sua integração na rede de Pousadas de Portugal, e entregue para reabilitação e subsequente exploração à Enatur, Empresa Nacional de Turismo, SA vê, assim, mais de 12 anos depois do seu encerramento, a solução final para a sua reabertura ao público.
De recordar que em Julho de 2021, foi lançado novo concurso para o Hotel Turismo da Guarda no âmbito do programa Revive. Em maio de 2018, foi assinado contrato de concessão para a recuperação e exploração deste imóvel pelo consórcio composto pelas sociedades MRG Property, S.A. e MRG – Construction, S.A., mas o projeto não avançou, devido a dificuldades financeiras com que o grupo concessionário, entretanto, se defrontou.