O Hospital Lusíadas Lisboa obteve a certificação ambiental ISO 14001, sendo que a auditoria realizada ao Hospital foi concluída com parecer favorável, não tendo sido registada qualquer não conformidade com os requisitos estabelecidos pela Bureau Veritas Certification.
Esta certificação, realizada de acordo com referencial internacional, surge no seguimento do compromisso da Lusíadas Saúde com a melhoria contínua do seu desempenho ambiental, uso racional de energia e recursos. Esta norma auxilia na identificação e gestão dos riscos ambientais que estão associados aos processos internos da atividade desenvolvida pela organização, e permite assim uma gestão mais eficaz destes riscos, tendo em conta a prevenção e proteção do ambiente, conformidade legal e as necessidades socioeconómicas. A metodologia de aplicação desta norma tem por base a promoção de um ciclo de melhoria contínua, planear, fazer, verificar e atuar.
De acordo com Maria do Céu Morgado, CEO do Hospital Lusíadas Lisboa, “Esta certificação demonstra que estamos a diminuir o nosso impacto sobre o ambiente e a aumentar a eficiência dos nossos processos. O uso racional de energia e recursos é imperioso tendo em atenção o compromisso que assumimos de cuidar das gerações atuais e futuras. Temos uma preocupação constante com a redução da nossa pegada ambiental. Esta certificação é um reconhecimento do esforço que estamos a desenvolver e um reforço para continuarmos todos os dias neste caminho. Este é um compromisso assumido diariamente por todas as equipas do Hospital Lusíadas Lisboa, nas suas rotinas diárias, no cuidado de todos e do que é de todos”.