“Home Staging é um sentimento, lida com as emoções e com os sentidos dos potenciais compradores/arrendatários” Ana Clara, Home Stager

Home Staging é um conceito que nasceu em 1972 nos EUA, pela mão de Barb Schwarz.

Ana Clara, Home Stager, certificada pela IAHSP (International Association of Home Staging Professionals)

Em Portugal o conceito de Home Staging é relativamente recente. Aliás, em toda a Europa tem pouco mais de uma década de existência. Apesar do desconhecimento por parte de muitos profissionais da área imobiliária, muitos (felizmente) já ouviram falar e percebem agora a importância de o implementar na sua atividade diária.

Depois de conhecerem as vantagens e benefícios desta ferramenta de marketing imobiliário, essencial nos dias de hoje, mudam de paradigma e aceitam o desafio de fazer diferente, apostando na diferenciação dos serviços que prestam aos seus clientes.

Home Staging é um conceito que nasceu em 1972 nos EUA, pela mão de Barb Schwarz.

Na altura trabalhava como consultora imobiliária e, em conversa com um cliente, teve a ideia de unir o seu conhecimento da área do teatro ao da área do imobiliário, passando a “encenar” todas as divisões dos seus imóveis. Home (lar) + Staging (encenação).

Consiste na arte de preparar/encenar imóveis para venda e arrendamento, promovendo a sua valorização e uma rápida transação pelo melhor valor de mercado.

Trata-se de uma ferramenta de comunicação que alia: estratégias de marketing + conhecimento imobiliário + psicologia + decoração (focada no potencial cliente comprador/arrendatário).

Home Staging é um sentimento, lida com as emoções e com os sentidos dos potenciais compradores/arrendatários. Entrar num imóvel vazio é, muitas vezes, ter a sensação ambígua de gostar do espaço, mas não conseguir sonhar a sua vida ali dentro.

O Home Staging tem um objetivo muito definido: vender. Vender uma ideia de estilo de vida, de conforto, de paz, acolhimento e bem-estar. Esta técnica ajuda a criar emoções e sensações de pertença:  “Eu vejo-me a viver aqui” ou “Aqui vou ser feliz!”

No momento da decisão, os potenciais compradores optam por um imóvel que os faça sonhar e querer morar naquele espaço, ou seja, compram/arrendam um LAR!

Importa ainda referir que, esta técnica não se aplica apenas a imóveis vazios, tendo também ótimos resultados em imóveis habitados.

“A cada onde vivemos não é a mesma que vendemos”  Barb Schwarz

Em imóveis habitados, necessitamos de:

despersonalizar, ou seja, retirar todos os objetos pessoais, por exemplo: fotografias, artigos religiosos e de clubes, etc..

reorganizar o espaço/descongestionar mantendo sempre a funcionalidade. Por vezes, existe excesso de mobiliário, está mal distribuído ou as proporções não são as corretas para aquela divisão.

decorar, criando uma atmosfera de “andar modelo”, isto é, tornar o ambiente mais neutro e abrangente, através da utilização de cores suaves e diminuindo o ruído visual (excesso de elementos decorativos). Menos é mais!

pequenas reparações e limpeza são essenciais na preparação do imóvel. Estes fatores envelhecem o imóvel, geram a sensação de custo acrescido com a sua compra. E, como bem sabemos, são objeções no momento da apresentação de uma proposta, resultando numa descida do preço.

Todos os imóveis merecem beneficiar com esta técnica, desde os mais simples até aos do mercado de luxo.

As estatísticas mostram que, atualmente, mais de 90% das pessoas recorre à Internet para a compra da sua casa. Logo, faz todo o sentido que as fotos que aparecem nos portais de divulgação sejam apelativas e cativantes. As primeiras três a quatro fotos são as mais importantes, decisivas até, para que o cliente comprador continue a visualização do anúncio. Para que isso aconteça, o imóvel deve ser alvo de Home Staging e claro, de uma sessão fotográfica profissional.

Segundo dados do Idealista, o tempo de venda médio de um imóvel em Portugal em 2020 foi de 5.1 meses. Com a utilização do Home Staging, o tempo de venda desce claramente para metade ou menos, entre 15 dias a 2 meses.

Também os imóveis que se destinam ao mercado de alojamento local são alvo de home staging, de forma a se possam destacar da concorrência, amentando assim a sua taxa de ocupação.

Sabia que o Home Staging:

-Ajuda na decisão de compra que, geralmente, é tomada nos primeiros 90 segundos da visita. As primeiras impressões são fundamentais neste tipo de negócio.

– Promove a valorização do imóvel entre 7 a 15%.

– Ajuda os clientes a visualizar um espaço vazio. Apenas 10% consegue!

– Promove mais visitas aos imóveis.

– Reduz o tempo de comercialização.

– Permite conseguir vendas/angariações exclusivas pela diferenciação do serviço.

– Proporciona uma produção fotográfica especial e única.

Por tudo isto, o investimento em home staging é SEMPRE menor do que uma baixa de preço. Sim, é um investimento com retorno. Esta ideia de que é mais uma despesa ou custo, ainda é comum entre muitos profissionais do ramo imbiliário (consultores, investidores e contrutores) e deve ser desmistificada o quanto antes.

Quando o imóvel é vendido pelo seu asking price ou bem próximo dele, isso quer dizer que não houve lugar a muita negociação no momento da venda, ou seja, não existiram grandes objeções, comprovando que, os pontos fortes do imóvel foram valorizados utilizando esta ferramenta de uma forma eficaz.