Herdade do Vale Feitoso vendida por 25 milhões de euros

A herdade com mais de 7.300 hectares foi adquirida pelo empresário português Ricardo Machado.

A espanhola Tenigla, liderada por Jaime Perinat Escrivá de Romaní e Alberto García Osa, vendeu a maior propriedade privada de Portugal por 25 milhões de euros, avança em publicação o Eje Prime.

Em causa está a Herdade do Vale Feitoso que foi adquirida pelo empresário português Ricardo Machado, que conta com um historial de projetos empresariais em vários países africanos, avançou o Negócios, ainda em julho.

A herdade conta com mais de 7.300 hectares e está localizada em Penha Garcia, no concelho de Idanha-a-Nova. O ativo é constituído por 7.300 hectares, dos quais 1.200 são reserva de caça turística sendo um destino de caçadores nacionais e internacionais famosos.

O novo proprietário irá gastar 50 milhões de euros para melhorar a propriedade, com um plano que inclui a instalação de novas culturas, reflorestação e ações destinadas a impulsionar o espectro produtivo da propriedade.

De recordar que a propriedade foi convertida numa espécie de feudo familiar pelos Salgado. Comprada, em 2004, pelo Grupo Espírito Santo (GES), foi então, convertida num sítio para festas e caçadas com amigos. A propriedade foi comprada pelo GES que, entretanto, colapsou e arrastou para a falência a dona da herdade, a Companhia Agrícola de Penha Garcia. A Herdade do Vale Feitoso, foi considerada a maior propriedade privada vedada em Portugal.

Em maio de 2021, o Ministério Público e o Tribunal do Fundão deram luz verde à venda da Herdade do Vale Feitoso à espanhola Vestein, Spain, sociedade da gestora espanhola de investimentos imobiliário Tenigla, por 20,7 milhões de euros.