Henderson Park investe 25 milhões de euros para renovar o Lagoas Park

O ambicioso projeto de modernização vai potenciar áreas interiores e exteriores e espaços colaborativos.

A Henderson Park Capital acaba de anunciar um investimento de 25 milhões de euros para a modernização do parque empresarial mais proeminente em Portugal e o maior da Península Ibérica. A empresa imobiliária de capitais privados adquiriu o Lagoas Park em 2020 e já deu início à sua renovação.

A renovação será feita ao longo dos próximos quatro anos e o projeto contará com a modernização de instalações e espaços colaborativos, quer para visitantes, quer para os colaboradores que trabalham no Parque.

De acordo com o comunicado enviado ao Brainsre News Portugal, o Henderson Park está a investir no futuro do parque empresarial, para proporcionar um ambiente e uma comunidade que garantam as necessidades e expectativas em constante mudança das cerca de 90 empresas e 7.000 pessoas que visitam e trabalham diariamente no Lagoas Park, em Oeiras. As áreas exteriores serão remodeladas, incluindo a praça central, a galeria comercial e áreas comuns, em conjugação com a remodelação dos interiores dos edifícios de escritórios.

Com melhorias já concluídas em alguns dos edifícios e espaços de escritórios, as obras tiveram início no decorrer deste ano. O investimento vem também reforçar as credenciais de sustentabilidade do parque empresarial, com o objetivo de obter certificação BREEAM, em todos os edifícios no Parque com uma classificação mínima de ‘Very Good’.

Segundo Ronan Webster, Diretor de Gestão de Ativos, Henderson Park, “Em 2002, ano da sua inauguração, o Lagoas Park foi considerado “Best-in-Class” Office Park. Este plano de investimento vai garantir que o Parque permaneça entre os principais parques empresariais da Europa e se adapte às exigências em constante mudança dos inquilinos nacionais e internacionais na dinâmica do mercado de escritórios de Lisboa”.

O responsável acrescenta ainda que “Os parques de escritórios de sucesso do futuro, como o Lagoas Park, vão adaptar-se às necessidades em evolução permanente de todos os inquilinos, para dar resposta ao novo ambiente de trabalho e disponibilizar instalações modernas, com preocupações de bem-estar, serviços e espaços comunitários colaborativos para que todas as atividades que decorrem no parque possam crescer”.

Solidamente estabelecido como um hub no setor tecnológico e da indústria farmacêutica, o Lagoas Park tem sido destino de eleição para sede nacional de empresas de relevo internacional, onde se incluem a Google, Samsung, BMW, SAP, Johnson&Johnson, Sanofi, Oracle, Cisco, Volvo, Leaseplan e BP.

O projeto de modernização contará ainda com a criação de uma nova marca que estabelece um novo tom de voz para o Lagoas Park, focado em potenciar a experiência de quem trabalha no parque e atrair novas empresas nacionais e internacionais.

A empresa imobiliária de capitais privados contratou a CBRE em 2021, como parceiro local, para supervisionar a gestão do ativo e respetivos projetos de reposicionamento, bem como apoiar o desenvolvimento de um programa de atividades para a comunidade, focado no bem-estar, atividades ambientais, entretenimento e cultura.

De acordo com Cláudia Ribeiro, CBRE, Asset Manager do Lagoas Park, “O Lagoas Park é um parque de escritórios icónico na Ibéria, quer seja pela sua dimensão como pelas emblemáticas marcas que o ocupam. A estratégia de gestão da CBRE pretende agora, em total colaboração e proximidade com o proprietário – Henderson Park – reposicionar o projeto de forma gradual, reforçando a sua posição de liderança e, sobretudo, destacando as suas características mais distintivas, como os espaços verdes, a tecnologia e a inovação presentes em cada edifício, e sobretudo o programa de atividades que foi construído focado nos utilizadores dos escritórios e na sua experiência. Este programa destina-se a corresponder às expectativas e necessidades dos utilizadores em relação ao bem-estar e à comunidade”-