Grupo Visabeira investe 24,5 milhões de euros no Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historical Hotel

A nova unidade hoteleira está edificada no Claustro do Rachadouro do Mosteiro de Alcobaça, que integra a Lista do Património Mundial da Unesco.

Com um investimento de 24,5 milhões de euros, o Grupo Visabeira deu uma nova vida ao Claustro do Rachadouro, que integra a nova unidade hoteleira de 5 estrelas da Montebelo Hotels & Resorts, composto por 91 unidades de alojamento, distribuídas por quartos singles, duplos e familiares, bem como uma master suite.

A inauguração do Montebelo Mosteiro Alcobaça Historical Hotel contou com a presença do Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa e do Presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi.

O arquiteto Eduardo Souto Moura, prestigiado na sua área e ao qual foi atribuído o prémio Pritzker, o mais relevante a nível internacional de arquitetura, assinou o projeto do novo hotel, construído no Claustro do Rachadouro do Mosteiro de Alcobaça, que data do século XII, tendo sido também o responsável pelo design do mobiliário, que foi desenvolvido especificamente para o hotel e a decoração do espaço.

O conceito seguido para restaurar o deteriorado edifício foi inspirado no minimalismo e desapego da vida conventual, de forma a retirar a presença das inúmeras intervenções mais recentes e recuperar de certa forma o espírito que marcou o imóvel ao longo dos séculos. A arquitetura destaca a qualidade dos materiais utilizados, que se traduzem numa excelente harmonia com as antigas raízes do edifício e a história do Mosteiro.

O empreendimento representou um desafio à capacidade de engenharia e adaptação do espaço ao conforto e segurança, que atentam a experiência hoteleira contemporânea, numa intervenção que desse valor à existência social e cultural do património, conseguindo enquadrar o mesmo uniformemente nas necessidades funcionais da unidade hoteleira, sem perder o espírito do Mosteiro.

O Montebelo Alcobaça Historic Hotel tem ainda a capacidade para atrair e hospedar diversos eventos, uma vez que possui as condições técnicas e espaços únicos para congressos, banquetes e reuniões.