Grupo UHUB inicia construção de Residência Universitária na Alta de Lisboa

A empresa Gabriel Couto foi a escolhida para a construção da maior residência do grupo em Portugal.

Com um plano de investimentos projetado para Lisboa e Porto, o Grupo U.Hub Investments iniciou no passado mês de maio, a construção da sua quarta residência de estudantes em Lisboa, localizada na Alta de Lisboa. A rede U.HUB, líder no segmento das residências para estudantes em Portugal, com um universo de mais de 2.000 unidades de alojamento tem ainda planeados outros projetos na capital e na invicta, totalizando um investimento superior a 60 milhões de euros.

A construção foi entregue à Gabriel Couto, sediada em Vila Nova de Famalicão e uma das maiores do nosso País. O novo empreendimento destinado a acolher a futura residência universitária do Lumiar tem a assinatura do conceituado atelier de arquitetura “PG – Arquitectos Associados” e será implantado em quatro lotes, com a construção prevista de oito pisos em cada um dos edifícios acima da cota soleira e um piso enterrado, totalizando uma área total de construção superior a 15.500 m2, sendo cerca de 3.000 m2 destinados à cave.

Estão previstos cerca de de 12.600 m2 acima do solo e mais de 11.000 m2 serão destinados às residências para estudantes, estando assim previstas 498 unidades de habitação de diferentes tipologias. O empreendimento contará nos pisos inferiores com espaços coletivos de apoio para as funções lúdicas, convívio, lazer, trabalho e estudo, com áreas generosas e condições de ambiente e equipamentos apropriados para as diversas funções. Será totalmente ocupado por uma Residência de Estudantes, com exceção de duas áreas de comércio e serviços implantadas ao nível do piso 0.

A tipologia de alojamento constitui um modelo multinuclear, que agrupa em cada núcleo um conjunto médio de 8 unidades de alojamento individual organizadas em torno de um espaço comum de apoio com funções de estadia e apoio nas refeições. O modelo permite estabelecer um padrão de organização descentralizado que agrupa pequenas comunidades autónomas com independência funcional, permitindo gerir operacionalmente de forma mais eficaz. Para a empresa Gabriel Couto, o projeto residencial representa “mais um desafio aliciante a ser alcançado num prazo muito exigente”.

Segundo Daniel Costa, Diretor Comercial da Gabriel Couto, “a adjudicação deste novo Projeto à nossa empresa, é um motivo de orgulho e sinal inequívoco da Confiança que a U.HUB e outros Clientes mantém na Gabriel Couto. A exemplo de outros grupos investidores que têm vindo a depositar total confiança na competência técnica apresentada pela nossa empresa, é um privilégio ter a responsabilidade da construção de grandes projetos residenciais e imobiliários que fazem a diferença no mercado.”

A futura residência universitária do Lumiar constitui uma resposta eficiente à reduzida oferta de alojamentos para estudantes que atualmente se verifica na cidade de Lisboa, através de um modelo que segue os mais elevados padrões de qualidade, incluindo requisitos que se enquadram dentro dos parâmetros internacionais de oferta deste tipo de serviços, tendo presente que muito dos clientes serão estrangeiros que frequentam temporariamente as instituições universitárias da cidade de Lisboa.

O grupo U.Hub Investments está a investir nestes últimos anos no segmento de residências universitárias, tendo inaugurado no ano passado uma das maiores residências em Portugal, localizada no Porto, na zona da Areosa, junto ao Polo Universitário da Asprela.