Grupo Saint-Gobain investe 18 milhões de euros em nova fábrica

O Grupo Saint-Gobain investiu 18 milhões de euros na construção da sua primeira unidade fabril da empresa, em Portugal, dedicada à produção de Abrasivos Técnicos Não Tecido, segundo avança o Jornal Construir.

Esta nova unidade está localizada no concelho da Maia, sendo a primeira unidade fabril da empresa no País, dedicada à produção de Abrasivos Técnicos Não Tecido (Non-Woven), para o mercado EMEA, que era abastecido por outra unidade da empresa, situada no México.

A aposta na construção da fábrica integra a estratégia de crescimento da empresa em Portugal, que terminou o ano de 2022 com faturação de cerca de 16 milhões de euros, e prevê chegar este ano aos 17 milhões.

Para além de habilitar a Saint-Gobain Portugal com uma maior capacidade de produção, demonstra ainda o compromisso da empresa com a sustentabilidade, uma vez que é mais eficiente nas emissões de CO2 por unidade de produção, com uma redução de aproximadamente 50% em comparação com unidades semelhantes, e vai contar também com a instalação de uma central de produção de energia com recurso a painéis fotovoltaicos, o que permitirá garantir autoconsumo entre 20 a 30% da capacidade instalada.