Grupo Orpea compra terreno para residência sénior em Alverca

A Cushman & Wakefield foi a responsável pela venda do terreno para promoção da residência sénior.

A consultora anunciou a venda do ativo de 12.800m², no antigo campo de treinos do Futebol Clube de Alverca, em pleno centro da cidade, ao grupo Orpea, que ali pretende iniciar a construção de mais uma residência sénior. O valor da operação não foi revelado.

O projeto tem já um Pedido de Informação Prévia (PIP) aprovado para a construção de uma ERPI (Estrutura Residencial para Idosos). Está prevista a construção de 6.614m² distribuídos por 4 pisos acima do solo e com capacidade para 120 utentes.

A Cushman & Wakefield atuou nesta transação em nome do vendedor, uma sociedade cujos ativos em Portugal são geridos pela Finsolutia, um dos principais servicers hipotecários da Peninsula Ibérica.

Ana Gomes, Partner, Diretora de Development & Living da Cushman & Wakefield, refere “Estamos muito satisfeitos por ter realizado este negócio, pois demonstra a vontade de investidores e operadores internacionais específicos de residências séniores em investir em Portugal. Alverca é uma importante cidade da área metropolitana de Lisboa que conta, atualmente, com mais de 30.000 habitantes, mas ainda com uma oferta muito reduzida de residências sénior. Este terreno possui as condições ideais para a promoção de um equipamento desta natureza tanto pela importante comunidade que vai servir como pela sua excelente centralidade urbana que permitirá aos futuros residentes e famílias tirar partido da oferta de comodidades e da envolvente imediata”.

De acordo com Dina Raimundo, Partner e Diretora da Área de Real Estate da Finsolutia, “a operação enquadrou-se na estratégia de gestão da venda dos ativos imobiliários deste fundo que, pela diversidade de tipologias, segmentos e geografias, nos leva a uma criteriosa seleção dos parceiros externos a quem, em nome do proprietário, mandatamos a sua venda”.

A Responsável de Desenvolvimento da Orpea em Portugal, Rita Fortuna, salienta que esta futura residência vem juntar-se às restantes unidades que a Orpea já tem no país. Acrescenta que o projeto faz parte dos planos de crescimento e criação de emprego que a empresa tem para os próximos anos. “O nosso papel é relevante na sociedade como serviço que responde a uma necessidade junto das pessoas mais idosas, assim como também atua como gerador de emprego local”.

A Cushman & Wakefield é uma consultora em serviços imobiliários com o objetivo de criar valor a ocupantes e investidores em todo o mundo. Está entre as maiores empresas de serviços imobiliários com 50.000 colaboradores distribuídos por 400 escritórios em 60 países.

Fundada em abril de 2007, a Finsolutia é um fintech servicer líder na Península Ibérica, oferecendo serviços de advisory e gestão de carteiras de crédito hipotecário e ativos imobiliários. Com escritórios em Madrid, Lisboa e Porto, emprega mais de 300 profissionais e gere ativos de cerca de 5.000 milhões de euros.  É Gold Partner da Microsoft, graças ao desenvolvimento tecnológico com base nas ferramentas daquela multi-nacional.