Granjo: Novo projeto no Porto integra residência de estudantes e habitação

O conceito residencial que se distingue pela oferta mista é promovido pela pela join-venture belga Cetim e Promiris.

O projeto residencial inovador que se diferencia pela oferta mista, une uma residência para estudantes e um edifício residencial, está situado na Rua António Granjo, no Bonfim, centro do Porto.

O Granjo é promovido pela join-venture belga Cetim e Promiris e a construção está a cargo da Garcia Garcia. A construtora nacional é responsável pela edificação dos seis blocos do edifício, um de habitação com 16 apartamentos, tipologias T1 e T2, e cinco blocos destinados à residência de estudantes, com 212 quartos, cuja conclusão está prevista para dezembro 2021.

O projeto, que agrega reabilitação e construção nova, está a ser construído numa antiga fábrica de materiais de construção, dando agora lugar a um moderno edifício residencial. O projeto de arquitetura, com autoria do gabinete Fragmentos, prevê em termos arquitetónicos, a manutenção dos traços originais de caráter industrial, conservando as linhas da fachada existentes e a imponente chaminé que marca o complexo.

Conferindo uma nova dinâmica e utilidade às instalações anteriormente devolutas, a nova residência vem potenciar o espaço onde se insere. O Granjo permitirá completar a crescente necessidade do mercado estudantil, que se depara com a carência de alojamentos disponíveis na cidade, quer para os estudantes nacionais quer estrangeiros. A residência conta ainda com um amplo espaço verde, lavandaria, ginásio, salas de estudo e várias áreas sociais.

O edifício foi concebido de encontro às linhas industriais que caraterizavam o local, assegurando uma linguagem arquitetónica industrial e moderna.  A fachada e a chaminé industrial existente no interior do complexo foram alvo de reabilitação e mantidas em conformidade com as respetivas versões originais.

De origem belga, o Grupo Promiris, um dos promotores deste projeto em parceria com a empresa Cetim, atua em Portugal desde 2017, estando também presente no Luxemburgo e na Bélgica. A Promiris está a desenvolver vários projetos em território nacional, marcando presença as cidades do Porto, Lisboa e Vila Nova de Gaia. A sua atuação é pautada pelo investimento na sustentabilidade, dando particular destaque à melhoria dos centros urbanos através da reabilitação de edifícios, assim como investindo em projetos que privilegiam a eficiência energética, a acessibilidade e a qualidade de vida.

A Garcia Garcia é uma construtora nacional especializada no design and build de edifícios residenciais, comerciais, industriais e logísticos. Sedeada em Guimarães e atualmente gerida pela quarta geração, a construtora iniciou a sua atividade no final do século XIX com a construção de chaminés para a indústria têxtil, que hoje fazem parte do nosso património histórico.