Governo reforça alojamento estudantil com oito contratos

Com o reforço de 72 milhões de euros vai ser possível contratualizar a totalidade dos projetos aprovados, num conjunto de camas intervencionadas superior a 18 mil.

O Governo anunciou ontem o reforço no alojamento para estudantes com a assinatura de mais oito contratos. Através da Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, assinou oito contratos no âmbito do Plano Nacional de Alojamento para o Ensino Superior (PNAES), de acordo com o comunicado da página oficial da República Portuguesa.

Os contratos assinados decorrem do reforço anunciado pelo Primeiro-Ministro, António Costa, em setembro, no valor de 72 milhões de euros, que acresce à dotação inicial, no valor de 375 milhões de euros.

Elvira Fortunato, Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, realçou a necessidade de “garantir a estabilidade do sistema de ensino superior, nomeadamente assegurando a resposta às necessidades de alojamento estudantil”. A atual ministra destacou ainda que, por via do reforço de 72 milhões de euros vai ser possível contratualizar a totalidade dos projetos aprovados, num conjunto de camas intervencionadas superior a 18 mil.

De recordar que em setembro, pela ocasião da assinatura dos primeiros contratos para a construção e reabilitação de residências de estudantes do ensino superior, António Costa anunciou que o Governo iria reforçar o PNAES (Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior) com mais 72 milhões de euros, dado que o número de projetos aprovados ultrapassou a dotação inicial de 375 milhões de euros.

O anúncio foi feito durante a sessão que assinalou o Dia Mundial da Ciência e o Dia Nacional da Cultura Científica, sendo que os termos de aceitação assinados são referentes a contratos com a Câmara Municipal de Guimarães, a Estamo, Participações Imobiliárias S.A, o Instituto Politécnico de Coimbra, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, o Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, a Universidade de Aveiro, a Universidade da Madeira e a Universidade do Porto.

Entretanto, serão também assinados os restantes contratos no âmbito do reforço financeiro do PNAES com a Universidade dos Açores e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

No evento estiveram presentes os Ministros da Defesa Nacional, Helena Carreiras, e da Economia e do Mar, António Costa Silva, além do Primeiro-Ministro António Costa.