

O valor de investimento superior a 800 milhões de euros destina-se à reabilitação integral de edifícios e melhoria do seu desempenho energético. O IFRRU 2020 é um programa de incentivo à reabilitação urbana, criado no âmbito do Portugal 2020, e que dispõe uma capacidade de financiamento de 1400 milhões de euros.
Em comunicado e segundo o site Diário Imobiliário, o executivo refere que apesar dos efeitos económicos causados pela situação excecional da pandemia de Covid-19, o IFRRU2020 prosseguiu o objetivo de revitalizar os centros urbanos, contando-se 125 contratos para habitação e 144 para atividades económicas, sendo os restantes 14 destinados a equipamentos de utilização coletiva ou de apoio social e cultural, incluindo residências para estudantes. Destes contratos, 48 têm já os projetos concluídos.
Na sua maioria, num total de 216, os projetos são promovidos por empresas, contando-se igualmente projetos de particulares, instituições de solidariedade social e Câmaras Municipais.
As operações localizam-se nas áreas de reabilitação urbana definidas pelos respetivos municípios, segundo o executivo, garantindo-se assim, o seu alinhamento com a política urbana local, sendo já 81 os Municípios das várias regiões do país com financiamentos IFRRU 2020.
Em 2021, para a maior parte de dotação pública, foi fixada uma taxa fixa de 0%, o que constitui uma oportunidade única para candidaturas ao Instrumento Financeiro de Reabilitação e Revitalização Urbanas – 2020, um instrumento que mantém a sua execução até 2023, sem restrições ao tipo de beneficiários nem ao uso a conferir ao edifício reabilitado.