Governo estabelece protocolos para reforçar alojamento estudantil

Esta é a primeira fase de um agregado de protocolos que envolve entidades públicas, privadas e do setor social.

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino vai elaborar protocolos de colaboração, com entidades variadas, com o intuito de expandir o número de camas disponíveis aos alunos do ensino superior, que se estão deslocados das suas áreas de residência, segundo avançado no site do Governo de Portugal.

Em seguida a inúmeras reuniões, realizadas no decorrer dos últimos meses, os protocolos plurianuais serão assinados pelo Ministério com a MOVIJOVEM, a Associação de Hotelaria, Restauração e Similares Portugal (AHRESP), a Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), a Associação do Alojamento Local em Portugal (ALEP) e também com a Associação Portuguesa de Hotelaria Restauração e Turismo (APHORT).

Esta é a primeira fase de um agregado de protocolos que possuem uma forte importância, envolvendo não só entidades públicas, como também entidades privadas e do setor social, com o intuído de fortalecer e expandir a sua oferta de alojamento para os estudantes do ensino superior.

Outros acordos com várias entidades do setor social já se encontram em fase final, que também vão possibilitar o reforço da oferta da rede a nível nacional de apoio ao alojamento estudantil.

Através de protocolos de colaboração, assinados previamente em 2020/21 e 2021/22, foi possível providenciar mais de 1200 camas a preços acessíveis, para estudantes bolseiros. Estes protocolos demonstraram a disponibilidade, por parte das entidades envolvidas, de procurar as melhores soluções para aumentar o alojamento destinado a estudantes do ensino superior.

A realização destes protocolos procura fortalecer a colaboração já existente e dar uso à capacidade instalada de alojamento, contribuindo para resolver a falta de alojamento estudantil a nível nacional, existente nos últimos anos e que se agravou no início do ano letivo corrente.