Governo anuncia programa de apoio de 50 milhões de euros para o turismo

O programa surge no âmbito das medidas de apoio financeiro à indústria e do Plano de Ação “Reativar o Turismo | Construir o Futuro”.

No contexto das medidas de apoio financeiro à indústria e do Plano de Ação “Reativar o Turismo|Construir o Futuro”, António Costa Silva, Ministro da Economia, anunciou hoje a Call 50|Turismo e Indústria, disponibilizando às empresas 50 milhões de euros, de acordo com o comunicado da página oficial da República Portuguesa.

Os principais destinatários da Call 50, cujo objetivo é possibilitar o investimento na adaptação, requalificação e modernização dos imóveis, são empresas que possuam imóveis afetos ao turismo e indústria, em operações de sale and leaseback. No entanto, são também elegíveis empresas que não sendo proprietárias de imóveis ligados ao turismo e indústria, se proponham investir na requalificação e no seu posterior arrendamento, ou que os imóveis estejam localizados em territórios de baixa densidade e queiram investir na reconversão para aproveitamento turístico, em operações de sale, invest and lease.

O valor máximo por operação é de seis milhões de euros e o preço de aquisição irá corresponder, no máximo, a 85% da média do valor das avaliações imobiliárias. O valor da renda é o resultado da aplicação de uma taxa fixa de 4% sobre o valor de aquisição. Contudo, nos territórios de baixa densidade, esta taxa pode ser reduzida até aos 2,5% (taxa fixa).

De acordo com o Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, “este é um momento muito oportuno para o lançamento desta linha de apoio, na medida em que o ano turístico, tudo indica, será excelente, mas as empresas ainda não recuperaram completamente das consequências destes dois últimos anos de pandemia, sendo esta medida por isso a resposta do governo a uma reivindicação do setor”.

As empresas interessadas deverão submeter as suas propostas através de um formulário, disponível no site da República Portuguesa.