Golfe, forte atração turística de Portugal

Os praticantes de golfe estão cada vez mais atraídos por Portugal, um país que reúne os principais requisitos para a prática da modalidade desportiva, bem como para o turismo que daí resulta.

O clima, a qualidade dos campos de golfe, a relação qualidade/preço são alguns dos fatores que colocam Portugal em lugares de topo do ranking de melhor destino para férias de golfe. Esta diferenciação de oferta turística tem a capacidade de influenciar o praticante e consumidor na escolha do seu destino de férias.

O Open de Portugal, que teve início em 1953, é um dos mais antigos e emblemáticos torneios do calendário Europeu. Um evento que projeta a imagem de Portugal no âmbito internacional, no entanto não foi esta a data que marcou o início deste grande alicerce do setor do turismo. Foram os ingleses que introduziram no país este desporto tradicional, entre o Vinho do Porto e as vinhas. Foi nos finais do séc. XIX, mais precisamente em 1890, que surgia o Oporto Golf Club, o mais antigo clube da Península Ibérica, nessa época a comunidade inglesa prosperava e dedicava-se ao comércio e produção de vinho do Porto e assim nasceram algumas tradições que foram rapidamente abraçadas pelos portugueses. Até aos dias de hoje, o golfe em Portugal tem tido um crescimento significativo, sendo um dos produtos estratégicos de promoção do turismo nacional.

Foi assim criada uma aliança entre a modalidade desportiva, o produto turístico e a atividade económica, sendo o país mais procurado por jogadores de golfe de todo o mundo. Portugal apresenta condições fabulosas para a prática desportiva. Em 2018 e pelo quinto ano consecutivo, Portugal foi eleito o “Melhor Destino Mundial de Golfe” pelos World Golf Awards. A distinção foi também atribuída como Melhor Destino de golfe na Europa por seis anos consecutivos, entre 2014 e 2019. É difícil encontrar melhor destino para umas férias desta modalidade desportiva, com mais de 90 campos espalhados por todo o país e reconhecidos pelos mais experientes profissionais.

Os destinos mais procurados são o Algarve e a região de Lisboa, que de momento e de acordo com uma recente publicação do Jornal Expresso estão com uma procura de mercado estrangeiro à semelhança dos níveis anteriores à pandemia para a próxima época alta, que decorre entre setembro e meados de novembro. Esta procura reflete-se inevitavelmente nos hotéis que também dependem muito de turismo estrangeiro, à frente estão os ingleses e os irlandeses que representam uma enorme fatia na percentagem de jogadores de golfe, principalmente nos campos algarvios.

E é exatamente o Algarve que lidera os melhores destinos desta prática desportiva no país, segundo uma análise realizada pela Holidu (www.holidu.pt), plataforma de alojamentos de férias, que coloca o distrito de Faro e a região do Algarve no topo das escolhas. Segue-se a região de Lisboa, que se afirma cada vez mais como um novo destino para a prática de golfe. Entre entidades públicas e privadas, o setor do turismo tem apostado cada vez mais neste segmento com a visão de oferecer as melhores infraestruturas desportivas e hoteleiras.

Num país em que muitos dos campos foram desenhados por arquitetos de renome como Robert Trent Jones Jr., Jack Nicklaus, Henry Cotton e Arnold Palmer, entre tantos outros, a qualidade do clima e a harmonia com que combinam com a natureza são agentes diferenciadores que fazem com que Portugal fique na memória de quem experiencia uma partida de golfe no país.

Portugal tem campos de golfe em locais deslumbrantes, lugares mágicos onde se sente a natureza em estado puro, com paisagens maravilhosas. A verdade é que aqui todos os dias são bons para dar umas tacadas.

A maioria dos turistas visitam o país na época alta, entre maio e setembro, mas para os praticantes desta modalidade desportiva a época alta é mais alargada e traduz-se nos meses de setembro a novembro e de março a maio, o que reflete uma presença de adeptos durante a maior parte do ano no país. O golfe tem tido um importante papel na redução da sazonalidade do sector do turismo em Portugal, em particular nos últimos anos em que a procura tem aumentado.

As praias, a história, a cultura, a gastronomia, o clima, os vinhos, a segurança e acima de tudo a simpatia dos portugueses são alguns dos principais motivos para que este segmento esteja a crescer a olhos vistos. A experiência turística num destino com um elevado número de dias com sol são fortes indicadores para esta exposição de Portugal no topo dos rankings dos destinos de golfe. É esta procura maioritariamente internacional que mantêm a atividade turística ao longo do ano.