Garcia Garcia supera 110 milhões de faturação

Regista assim um crescimento de 46%.

A construtora nacional especializada no design and build de edifícios industriais, logísticos, comerciais, residenciais e hoteleiros, Garcia Garcia, terminou 2022 com uma faturação de 110,4 milhões de euros, o que significa um crescimento de 46% face a 2021.

2022 foi assim o melhor ano de sempre da construtora nacional, que, nesse ano, assinou projetos para empresas como Garland, BorgWarner, Lingote, WEG ou B&B Hotels, e continua a atrair investimento direto estrangeiro, uma parte significativa da sua carteira de projetos e que também tem gerado a criação de novos postos de trabalho.

Após o abrandamento observado em 2020, devido ao contexto pandémico, a Garcia Garcia regista já um crescimento acumulado de 35,5%, nos últimos dois anos.

A comprovada especialização na área industrial e logística, que representou 80% dos projetos realizados em 2022, garantiu à empresa o reconhecimento como parceiro seguro por parte de empresas nacionais e internacionais que investem em Portugal. Destacam-se projetos como o novo centro logístico da Garland em Valadares, Vila Nova de Gaia, a nova unidade industrial em Portugal da BorgWarner no Parque Industrial de Lanheses, em Viana do Castelo, uma nova unidade industrial da Lingote em Fafe ou também a unidade industrial da WEG em Santo Tirso. Por outro lado, a construção residencial e hospitality, bem como o setor do retalho, foram responsáveis por 15% e 5%, respetivamente, do total de empreitadas realizadas.

Já para 2023, a empresa possui em curso projetos em várias áreas, evidenciando-se o investimento na ampliação do Parque Empresarial da Ermida, em Santo Tirso, do qual é proprietária. O projeto de expansão, que está atualmente em curso, vai aumentar em 36 hectares a área industrial do Parque, que vai ficar com uma área total de 110 hectares. Este parque industrial é a morada de diversas empresas relevantes, como a AIRBUS, a FINECO, a Casfil e também o Centro Logístico do Lidl Portugal.

De acordo com Miguel Garcia, Administrador da empresa, “Não obstante as perspetivas menos animadoras para a economia em geral e da tendência de abrandamento, acreditamos num ano de 2023 globalmente positivo. Estamos a desenvolver projetos em várias áreas, desde a logística, passando pela indústria, residencial e hospitality. O mercado privado, onde encontramos espaço, reconhece-nos competência e credibilidade. E é aqui que acreditamos que poderemos encontrar oportunidades que nos permitam estar em contraciclo com os cenários traçados”.