Galp muda sede para o ALLO – Alcântara Lisbon Offices

A renda da nova sede alcança os cinco milhões de euros por ano.

A petrolífera Galp vai trocar a sua sede das Torres de Lisboa para o ALLO – Alcântara Lisbon Offices, sendo que a mudança deverá ocorrer no final do ano. Pela sua nova localização, a Galp vai pagar uma renda de cinco milhões de euros por ano, segundo avança em publicação o Jornal ECO.

As negociações alongaram-se por meses, num processo com vários avanços e recuos, uma vez que, na fase inicial, os proprietários do ALLO estavam reticentes em acolher no seu edifício uma petrolífera, muito devido aos receios de incompatibilidade com os seus compromissos de sustentabilidade. Com o processo fechado, a Galp deverá mudar-se no final do ano, altura em que os contratos de arrendamento nas Torres de Lisboa terminam.

Na sua nova sede, a empresa vai ocupar uma área de cerca de 20 mil m2, já incluindo o parque de estacionamento, distribuídos em sete pisos do Edifício B. A Galp já se encontra a trabalhar os projetos de design da sua nova sede, sendo que os escritórios, em open space, vão estar equipados com painéis fotovoltaicos.

A mudança de localização foi feita a pensar na ótica da cooperação, criatividade, agilidade e produtividade das equipas de trabalho, no âmbito da continuidade do modelo de trabalho híbrido, que está integrado na Galp desde o final de 2021, de acordo com um comunicado ao qual o Jornal ECO teve acesso.

Atualmente, a Galp está sedeada no Centro Empresarial Torres de Lisboa, onde ocupa duas torres, com senhorios diferentes. Na Torre A, que é propriedade da espanhola Merlin Properties, ocupa a totalidade do edifício, o que contabiliza uma área de cerca de 14 mil m2. Já a Torre C, é propriedade do Fundo de Pensões da Galp Energia.

O ALLO – Alcântara Lisbon Offices, é promovido pela Bedrock Capital para um family office português, e representa um investimento de 125 milhões de euros. Integra uma área bruta de construção acima do solo de cerca de 39 mil m2, dividida por dois edifícios de escritórios, que possuem características semelhantes, cada um com sete pisos acima do solo.

O primeiro inquilino a ser conhecido deste novo espaço, foi a consultora EY, que vai trocar a zona de Entrecampos por Alcântara, no qual vai ocupar uma área de 8.500 m2, distribuídos por quatro pisos de um dos edifícios.