Gaia aprova investimento de 70 milhões de euros para habitação acessível

O município quer colocar no mercado de arrendamento cerca de 600 habitações.

O município de Gaia, no distrito do Porto, quer colocar no mercado de arrendamento cerca de 600 habitações, a breve prazo, avançou em publicação o site da Rádio Renascença.

Com o objetivo de colocar habitações no mercado de arrendamento acessível, a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia aprovou um investimento de 70 milhões de euros para compra, requalificação e construção.

De acordo com a Rádio Renascença, foi esta segunda-feira no final da reunião do executivo municipal que o presidente da autarquia, Eduardo Vítor Rodrigues, avançou que destes 70 milhões de euros, 35 destinam-se à requalificação de habitação já existente e os outros 35 à construção.

Segundo o autarca, o objetivo é colocar no mercado de arrendamento num curto espaço de tempo cerca de 600 habitações.

O município admite em alguns casos a aquisição de habitações em prédios com ocupação parcial, no entanto, de acordo com o edil, o objetivo é ter um número de prédios próximos que perfaçam as 600 habitações. Posteriormente, estas habitações serão colocadas no mercado de arrendamento acessível.

Os 70 milhões de euros são parte de um pacote de 143 milhões de euros que o município tem do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para a habitação.