Fusões e Aquisições movimentam 6,7 bilhões de euros até julho de 2021

O mercado transacional português registou um total de 267 transações.

Até julho de 2021, as transações registadas representaram um aumento de 31%. São estes os dados do mais recente relatório do TTR (Transactional Track Record), que divulga o total de 267 transações e movimento de 6,7 bilhões de euros, no qual 46% do total das transações possuem os valores revelados.

Em comparação ao mesmo período de 2020, os números representam um crescimento de 31% no número de transações, no entanto houve uma diminuição de 38% do capital mobilizado. No mês de julho, foram registadas 52 fusões e aquisições, entre anunciadas e encerradas, por um total de 2,3 bilhões de euros. Quanto aos setores, o TTR indica que o setor de Tecnologia lidera como setor mais ativo, com 42 transações, seguido pelo setor Imobiliário, com 41 operações e o setor Financeiro e Seguros, com 29 transações.

No que respeita ao mercado Cross-Border, até julho de 2021, as empresas norte-americanas aumentaram em 120% as suas aquisições no mercado português, mobilizando um capital de EUR 857,94m. Espanha foi o país que mais investiu em Portugal, no que concerne ao número de transações, contabilizando 38 operações. Os Estados Unidos surgem em segundo lugar, com 22 transações e o Reino Unido, com 16 transações.

O país que as empresas portuguesas escolheram como principal destino de investimento foi Espanha, com 13 transações. Em segundo lugar, aparece o Brasil com cinco operações e em terceiro, o Reino Unido com três transações.

Quanto aos Fundos de Private Equity Venture Capital estrangeiros em Portugal, estes investiram 12% a mais do que no ano passado. As aquisições estrangeiras no setor de Tecnologia e Internet aumentaram 150% face a período homólogo.

Durante o período em análise, foram contabilizadas 15 transações de Private Equity com um total de 206 milhões de euros, registando uma diminuição de 95% do valor total em comparação ao mesmo período de 2020. Em Venture Capital, foram realizadas 53 operações com um total de 1 bilhão de euros, representando um aumento de 60% no número de transações. Quanto ao segmento de Asset Acquisitions, houve registado de 66 transações com um valor de 2,9 bilhões de euros, representando um aumento de 53% no número de transações.