Fundos imobiliários geriam menos 66,4 milhões de euros em janeiro

O valor sob gestão caiu nos Fundos de Investimento Imobiliário (FII), nos Fundos Especiais de Investimento Imobiliário (FEII) e nos Fundos de Gestão de Património Imobiliário FUNGEPI.

Segundo os dados divulgados pela CMVM – Comissão do Mercado de Valores Mobiliários,

o valor sob gestão dos fundos de investimento imobiliário portugueses atingiu 10.768,6 milhões de euros em janeiro de 2021, menos 66,4 milhões (0,6%) registados no mês de dezembro.

O montante investido nos Fundos de Investimento Imobiliário (FII) em janeiro caiu 0,7% para 7.946,9 milhões de euros, tendo recuado também nos Fundos Especiais de Investimento Imobiliário (FEII), – 0,2% para 2.404,3 milhões de euros, e também nos Fundos de Gestão de Património Imobiliário (FUNGEPI), – 1,1% para 417,4 milhões de euros.

De acordo com o site da CMVM, “No período em análise, os países da União Europeia foram o destino da totalidade do investimento feito em ativos imobiliários, tendo 47,1% da carteira dos FII e FEII abertos sido aplicados em imóveis do setor dos serviços. Os investimentos realizados pelos FUNGEPI destinaram-se sobretudo ao setor do comércio (46,0% do total)”.

No primeiro mês do ano, é de referir que a Interfundos (12,2%), a Square AM (11,2%) e a Caixa Gestão de Ativos (9,0%) detinham as quotas de mercado mais elevadas.