Fundos CORUM ultrapassam objetivos de rentabilidade em 2021

Os imóveis investidos pelo Fundo Corum Origin verificaram 96% de ocupação, enquanto os fundos Corum XL e Eurion atingiram 99% de ocupação.

Os fundos imobiliários captaram, no ano passado, 720 milhões de euros, mesmo que num contexto económico de alguma incerteza, as taxas de ocupação dos imóveis mantiveram-se elevadas. Os imóveis investidos pelo Fundo Corum Origin registaram 96% de ocupação, enquanto os fundos Corum XL e Eurion atingiram 99% de ocupação, beneficiando da política de gestão global da sociedade gestora que mantém com os arrendatários uma grande proximidade.

O fundo Corum Origin, que tinha estabelecido para 2021 um objetivo de performance anual de 6%, terminou o ano com um rendimento de 7,03% e uma taxa de rentabilidade interna a 10 anos de 6,60%. O Corum XL, outro dos fundos disponibilizados em Portugal, conseguiu um rendimento de 5,84% face a um objetivo de 5%. Por seu turno, o fundo Corum Eurion, o primeiro fundo ESG, comercializado em Portugal junto de investidores qualificado, obteve um rendimento de 6,12% face a um objetivo de 4,5%.

A Corum alienou um conjunto de imóveis na Europa, gerando uma mais valia de 29 milhões de euros, distribuídos, sob a forma de dividendos, pelos investidores dos fundos Corum Origin e Corum XL. Em Portugal foram adquiridos imóveis em diversos mercados, como é o caso do centro logístico ocupado pela Nobre em Rio Maior, e de um escritório no Green Park em Lisboa, sede da Unicre.

De acordo com José Gavino, responsável pela operação portuguesa, 2021, “foi um ano com muito dinamismo, apesar das incertezas do contexto. A Corum conseguiu mais uma vez ultrapassar os objetivos definidos em termos da rendibilidade dos seus fundos, ao mesmo tempo que se manteve ativa na compra e venda de imóveis comerciais. Em 2021, fruto da alienação de um conjunto de imóveis em diversas geografias, foi possível distribuir um dividendo extra pelos investidores”.

O responsável salienta que “Desde a criação do Grupo CORUM, temos estabelecido objetivos de rentabilidade que temos vindo a cumprir ano após ano. Não é uma rentabilidade teórica, mas sim uma rentabilidade sob a forma de dividendos líquidos de comissões, pagos mensalmente na conta bancária dos nossos investidores. Estamos mais confiantes do que nunca no nosso futuro e no dos nossos investidores, porque as estratégias de gestão simples que nos fizeram ter sucesso permanecerão as mesmas: procurar as oportunidades dos mercados, utilizar estes mercados em vez de estar dependente deles e limitar a capação de novas poupanças ao que somos capazes de investir nas melhores condições. Sem rendas recebidas, não haverá pagamento de dividendos.”

O grupo Corum terminou 2021 com cerca de 5 mil milhões de euros de ativos sob gestão, dos quais, 4 mil milhões nos três fundos imobiliários, contando com mais de 70 mil investidores. CORUM Investments é uma marca da CORUM Asset Management, sociedade gestora de ativos, com sede em Paris.