Firmo adquire as lojas da Staples em Portugal

A Autoridade da Concorrência (AdC) anunciou a aquisição da Staples em Portugal pela empresa portuguesa Firmo.

Depois de em março ter sido noticiada a intenção de que a gestora de fundos Cerberus pretendia vender o negócio da Staples em Portugal, durante os próximos meses, surge agora a portuense Firmo, como sua compradora. Desde 2017, que a Staples é controlada maioritariamente pela Cerberus Capital Management, empresa americana de private equity, especializada em investimentos para resgatar setores, com sede em Nova York, é um investidor com forte presença em Portugal, particularmente no setor imobiliário, mas também noutros setores.

A Staples, cadeia de lojas de material de escritório e papelaria, que conta com uma rede de mais de três dezenas de lojas, mais propriamente 34 e cerca de 700 colaboradores em Portugal é, segundo a ADC a empresa adquirida pela Firmo, Papéis e Papelarias, S.A., que opera no setor do material de escritório, produzindo e comercializando material de papelaria e de escritório. Os valores do negócio são ainda desconhecidos e a operação foi notificada à Autoridade da Concorrência que se encontra agora a analisá-la.

Fundada em 1951, pela família Santos Carvalho, a Firmo, emblemática empresa do Porto é líder no comércio de artigos escolares, de papelaria e escritório e conta já com mais de 65 anos de tradição no mercado nacional e internacional.  Com uma longa tradição industrial, os produtos Firmo acompanham gerações e tornaram-se ícones indissociáveis da marca, como o Caderno Azul, o Caderno Capa Preta, a Sebenta ou mesmo o Caderno de Estudos. A empresa considera-se atenta às mudanças e tendências do mercado.