Famalicão investe 10.5 milhões de euros na aquisição de 79 imóveis

Os 79 imóveis destinam-se a arrendamento.

O município de Vila Nova de Famalicão vai lançar uma Oferta Pública de Aquisição, para a compra de 79 imóveis destinados a arrendamento, no âmbito do Programa 1.º Direito. Para o investimento estão destinados 10.5 milhões de euros.

Com esta proposta, que está hoje em análise na reunião do executivo, a autarquia agiliza o arranque da execução do Programa de Apoio ao Acesso à Habitação celebrado em parceria com o Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) e que, no total, canaliza 62 milhões para a melhoria das condições de habitabilidade de mais de 800 agregados familiares da autarquia.

De acordo com informação no site da câmara municipal, a Oferta Pública lançada prevê a aquisição de 9 fogos habitacionais já edificados (4 de tipologia T2 e 5 de tipologia T3), em boas condições de conservação e prontos a habitar, sem necessidade prévia de realização de obras de reabilitação, e de 70 fogos a construir ou em construção (8 habitações T1, 21 de tipologia T2, 35 T3 e 6 de tipologia T4). Todos os fogos serão destinados aos beneficiários do Programa 1.º Direito/Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Para Mário Passos, presidente da Câmara Municipal, a habitação é atualmente um dos grandes desafios do concelho e do país, sendo um problema estrutural que merece uma resposta sólida e forte da parte da autarquia.

Para a determinação do preço a pagar pela compra dos fogos propostos, a Câmara Municipal considerará o produto das respetivas áreas brutas previstas pelo último valor mediano das vendas por metro quadrado de alojamentos familiares novos, por concelho, divulgado pelo INE.