Fábrica da Cerveja em Faro vai ser transformada num hub criativo

Um dos edifícios mais icónicos da cidade vai ser transformado num centro para a arte e criatividade.

A Câmara Municipal de Faro vai investir 13,4 milhões para transformar Fábrica da Cerveja num espaço de criação, exibição e de encontro para agentes culturais e sociais. O investimento insere-se na candidatura de Faro a Capital Europeia da Cultura 2027, avança em publicação o jornal Eco.

A reabilitação do edifício demorará cerca de cinco anos até ficar totalmente concluída, destina-se ao uso de uma rede de parcerias locais, regionais, nacionais e internacionais. A intervenção vai passar por quatro fases, estimando-se que as duas primeiras possam estar concluídas em 2026 ou 2027.

Será criado um novo edifício nas traseiras da fábrica, onde ficarão as salas de apoio à produção musical, e outro na Praça Afonso III, que servirá de apoio na relação entre o Museu Municipal de Faro e a Fábrica da Cerveja. De acordo com a publicação, o espaço envolvente ao museu será requalificado através da criação de novos edifícios e derrubando os muros que criam um pátio interior.

A Fábrica da Cerveja está localizada na Cidade Velha de Faro, junto das muralhas e numa parte do antigo castelo. O edifício foi construído entre 1930 e 1940, no entanto nunca funcionou verdadeiramente como uma fábrica.  Entre 1968 e 1992 foi ocupado pela Cervisul (sociedade distribuidora de cerveja e vinhos do sul) e pelo Regimento de Infantaria do Sul até ser comprada pela autarquia de Faro em 1999.