Estado vende Hospital do Desterro por €10,5M

A Mainside comprou o antigo hospital, em Lisboa, à imobiliária do Estado.

De acordo com o jornal online ECO, a Estamo, imobiliária do Estado, vendeu o antigo Hospital do Desterro por 10,5 milhões de euros à Mainside Investments.

O antigo hospital fechou portas em 2006, acabando por ser vendido pelo Estado à Estamo por 9,24 milhões de euros. Entretanto, em 2013, a Câmara Municipal de Lisboa assinou com a Estamo e a Mainside um acordo para a exploração deste imóvel por dez anos e a sua consequente transformação. Nessa altura, apontou-se para o final de 2013 a conclusão das obras, mas tal nunca se verificou. Devido a desentendimentos entre a Manside e a Estamo o projeto foi sendo sucessivamente adiado, pode ler-se no ECO.

Em dezembro último, as duas entidades conseguiram chegar a acordo e o imóvel, nascido no edifício do antigo Mosteiro de Nossa Senhora do Desterro, construído em finais do século XVI, “vai ganhar uma unidade hoteleira (que vai funcionar através da Zero Hotels), uma zona de restauração e, talvez, um polo de produção para empresas”. Ao ECO, os novos donos explicam que a compra foi a opção que consideraram mais fácil para fazer avançar o projeto.

A Mainside fundou o LxFactory, em Alcântara, tendo-o vendido em setembro de 2017 aos franceses da Keys Asset Management. Em 2019, estreou-se na hotelaria, com a criação do conceito Zero Hotels — uma ideia inspirada em caixas de madeira e nos hotéis cápsula do Japão, conforme conclui o ECO no seu site.