Estado já tem contratualizadas 234 estratégias locais de alojamento

Estão contratualizadas 234 estratégias locais de alojamento entre o IHRU e os municípios.

Numa cerimónia decorrida em Faro, o Primeiro-Ministro António Costa revelou que o Estado já tem contratualizadas 234 estratégias locais de alojamento, e foi ainda assinado o ato de consignação de 49 novos fogos para famílias com arrendamento apoiado, segundo publicado no site do Governo.

De acordo com o Primeiro-Ministro, já estão contratualizadas 234 estratégias locais de habitação entre o IHRU – Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana e os municípios, sendo que o objetivo do Governo é garantir o direito à habitação.

António Costa, Primeiro-Ministro, revelou ainda que no âmbito do PPR- Plano de Recuperação e Resiliência estão previstos 2700 milhões de euros para investir, até finais de 2026, para atender a satisfação de diversas necessidades de habitação,  lembrando que em 2018 foi iniciada “a nova geração de políticas de habitação”, em conjunto com os municípios.

Em relação aos 49 fogos, localizados em Montenegro, nos arredores de Faro, destina-se a realojar 49 famílias que atualmente residem na Praia de Faro, em regime de arrendamento apoiado pelo município algarvio. A obra do conjunto habitacional foi adjudicada no início de fevereiro, com um prazo de execução de dois anos e um custo previsto de cinco milhões de euros (sem IVA).

A construção dos fogos conta ainda com o apoio do IHRU – Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana, e com o financiamento do PRR – Programa de Recuperação e Resiliência.