Com um portfólio de mais de 250 ativos espalhados por vilas e pequenas cidades de Toledo, Ciudad Real, Murcia e Cádiz, o veículo do empresário Henry Gallego tornou-se o primeiro Reit (real estate investment trusts) residencial a abrir na capital portuguesa.
A espanhola Socimi Ktesios, que se estreia hoje no índice Euronext de Lisboa, será a primeira imobiliária com bens residenciais para arrendamento em Portugal.
A Ktesios vai abrir o capital com um portfólio composto por 258 ativos residenciais (164 apartamentos e residências unifamiliares, 74 garagens e 20 arrecadações), distribuídos por 13 municípios. 51,2% destas propriedades estão localizadas na província de Toledo, em cidades como Cazalegas (com 1.700 habitantes, segundo as últimas estatísticas do INE), Tembleque (1.990) ou Rielves (com 741).
“A Ktesios é uma Socimi com abordagem de gestão patrimonial e prudente,
voltada para investidores que procuram estabilidade com retornos recorrentes. Com forte vocação social, a Ktesios oferece arrendamento acessível em municípios periféricos a grandes populações com microeconomia favorável, bem conectada e com serviços de qualidade”, explicou há poucos dias a empresa.
O resto da sua carteira está distribuída nas cidades de Ciudad Real (cerca de 30%), Murcia (9%) e Cádiz (7,3%), de acordo com as últimas informações públicas apresentadas. “A estratégia é continuar a crescer, investindo em Espanha e, no futuro, iniciar a aquisição de ativos em Portugal”
A Ktesios foi constituída como sociedade imobiliária em março de 2019. Três meses depois, realizou a primeira compra de ativos, especificamente na província de Ciudad Real. Paralelamente, mudou a sua estrutura societária para Socimi e procedeu a um primeiro aumento de capital com quase meio milhão de euros. Até 31 de dezembro, já tinha realizado quatro aumentos de capital.
A sua última compra ocorreu a 5 de março, altura em que adquiriu um edifício com 15 moradias em Alcantarilla (Murcia), por 340 mil euros. No total, estes ativos estão avaliados em 1,3 milhões de euros.
De acordo com informação enviada ao regulador da bolsa portuguesa, a Ktesios tem 19 acionistas. Nas últimas contas apresentadas (2020), a empresa RKS Real Estate, que também é administradora da Socimi , surge como principal proprietária da empresa.
Detém 75,2% da Ktesios e seu proprietário é o empresário Henry Noel Gallego Grajales, que também possui diretamente 5,08% da Socimi. A empresa Corinpat controla outros 6,43%, de acordo com estas últimas contas.
Gallego Grajales já trabalhou como diretor da Fitch e foi responsável pela Reestruturação do Bankia, de acordo com seu perfil profissional no LinkedIN. Por seis anos, ele liderou a consultoria RKS-AM, com sede entre Madrid e Luxemburgo.