Empréstimos no crédito à habitação registam crescimento

Os empréstimos aos particulares mantêm o crescimento nas finalidades de habitação e consumo.

De acordo com os dados publicados hoje pelo Banco de Portugal sobre as estatísticas de empréstimos e depósitos bancários de empresas e particulares atualizadas para outubro de 2022, os empréstimos aos particulares continuam a crescer nas finalidades de habitação e consumo.

No que diz respeito aos empréstimos para habitação, estes aumentaram 4,2% em relação a outubro do ano anterior. O valor alcançou os 100,1 mil milhões de euros e os empréstimos ao consumo totalizavam 20,7 mil milhões de euros, o que se traduz num crescimento de 6,0% face a outubro de 2021 (onde tinha registado um aumento de 6,3% no mês anterior).

No final de outubro de 2022, os depósitos de particulares nos bancos residentes contabilizavam 182,1 mil milhões de euros, num aumento de 0,8 mil milhões face a setembro, o que se traduz num crescimento de 7,0% quando comparado com outubro de 2021 e os depósitos das empresas totalizavam 65,1 mil milhões de euros.

No mesmo período, os depósitos à ordem e os depósitos a prazo (que englobam os depósitos a prazo acordado e os depósitos com pré-aviso), correspondiam, respetivamente, 49% e 51% do montante total de depósitos.

Os depósitos à ordem constituídos pelos particulares aumentaram 6,9 mil milhões de euros desde o início do ano, tendo sido um crescimento inferior ao registado no mesmo período do ano anterior (7,3 mil milhões de euros). Desde janeiro de 2022 que os depósitos a prazo aumentaram 2,2 mil milhões de euros, conseguindo superar o valor observado no mesmo período de 2021 (0,5 mil milhões).

Por setor de atividade, os dados apresentados pelo Banco de Portugal mostram que os empréstimos concedidos às empresas do setor do comércio são os que cresceram de forma mais acentuada, sendo que as empresas do setor do alojamento e restauração registaram uma desaceleração mais expressiva de crescimento.