Empréstimos no crédito à habitação atinge 100,2 mil milhões de euros no final de novembro

Os empréstimos aos particulares apresentam uma desaceleração pelo quarto mês consecutivo.

De acordo com os dados publicados hoje pelo Banco de Portugal, em relação às estatísticas de empréstimos e depósitos bancários de empresas e particulares, atualizadas para novembro de 2022, os empréstimos aos particulares apresentam uma desaceleração pelo quarto mês consecutivo.

No que diz respeito aos empréstimos para habitação, estes subiram 4,0% face a novembro do ano anterior. O valor atingiu os 100,2 mil milhões de euros (mais 0,1 mil milhões de euros em relação a outubro), e os empréstimos ao consumo totalizavam 20,7 mil milhões de euros, o que se traduz num crescimento de 5,8% face a novembro de 2021 (onde tinha registado um aumento de 6,0% no mês anterior).

No final de novembro de 2022, os depósitos de particulares nos bancos residentes contabilizavam 182,3 mil milhões de euros, num aumento de 0,2 mil milhões face a outubro, e um crescimento de 5,8% quando comparado com novembro de 2021 (7,0% no mês anterior). Os depósitos das empresas totalizavam 64,8 mil milhões de euros.

O valor de empréstimos concedidas às empresas foi de 75,9 mil milhões de euros, um decréscimo de 0,2 mil milhões de euros quando comparado com o final de outubro. Face a novembro do ano anterior, o montante traduz-se num crescimento de 0,8%.

Por setor de atividade, os dados apresentados pelo Banco de Portugal mostram que os empréstimos concedidos às empresas do setor da construção e das atividades imobiliárias, sendo que foi registada um abrandamento expressivo nas pequenas empresas e nos setores das indústrias criativas, das atividades de consultoria, científicas, técnicas e administrativas e das indústrias transformadoras.