Empresas de mediação imobiliária reabrem hoje ao público

O Governo apresentou na passada sexta-feira a primeira fase do plano de desconfinamento, sendo as empresas de mediação imobiliária uma das atividades autorizadas a reabrir ao público.

Integradas na primeira fase do plano de desconfinamento esta sexta-feira apresentado pelo Governo, as empresas de mediação imobiliária voltam a poder abrir hoje ao público. Mesmo com o estado de emergência ainda em vigor, esta segunda-feira é marcada pela nova abertura das atividades económicas, o decreto-lei publicado este sábado informa quais os 55 tipos de estabelecimentos que estão autorizados a abrir portas a partir de hoje. Além dos serviços de mediação imobiliária, alguns dos espaços autorizados são serviços bancários, financeiros e seguros, hotéis, estabelecimentos turísticos e estabelecimentos de alojamento local, entre muitos outros.

Pode ler-se no Comunicado do Conselho de Ministros de 11 de março de 2021 que “a partir de dia 15 de março, permite-se a abertura de estabelecimentos de comércio de livros e suportes musicais; comércio de automóveis e velocípedes; serviços de mediação imobiliária; parques, jardins, espaços verdes e espaços de lazer, assim como de bibliotecas e arquivos”.

A retoma desta atividade já tinha sido pedida pelo setor imobiliário, mas existe ainda a dúvida de quando poderão voltar as angariações e visitas aos imóveis. No que diz respeito às angariações e visitas aos imóveis deverá ficar claro quando for publicado em Diário da República, o decreto do novo Estado de Emergência, decretado pelo Presidente da República.

Este segundo período de confinamento, que se iniciou a 15 de janeiro, prevê agora “uma estratégia gradual de levantamento de medidas de confinamento no âmbito do combate à pandemia da doença Covid-19 com quatro fases, com um período de 15 dias entre cada uma para que sejam avaliados os impactos das medidas na evolução da pandemia, bem como os níveis de incidência e crescimento.”, refere ainda o Comunicado do Conselho de Ministros.