O promotor do The Factory Residences Campanhã é a Portaviv, uma empresa com origem nos Estado Unidos, Israel, e com participação de capital nacional. A comercialização do empreendimento está a cargo da Century21 Grupo Aliados II.
Este novo projeto destaca-se pela sua arquitetura exterior inspirada no contexto industrial da construção anteriormente existente naquele local, sendo que o conceito arquitetónico valoriza a autenticidade do edificado original e privilegia a luminosidade. O edifício é composto por 10 frações autónomas, das quais oito são habitações de tipologia T2 duplex e dois são apartamentos de tipologia T1.
No que diz respeito às oito frações de tipologia T2 duplex, estas desenvolvem-se em quatro volumes de duas águas e dois pavimentos, com acesso através de um corredor comum, paralelo à rua. As frações de tipologia T1 estão localizadas no Piso 1 e 2 do volume de três pavimentos, com acesso a partir de umas escadas exteriores. No Piso 0, para além dos espaços comuns de circulação, foi criado um escritório com ligação ao logradouro do empreendimento. O projeto de arquitetura criou pátios na zona a sul das habitações, que estimulam um envolvimento do interior das casas com o espaço exterior, e que também garantem níveis elevados de iluminação natural, durante todo o ano.
As habitações T2 Duplex, possuem áreas entre os 92 m2 e os 117 m2, e dividem-se em dois pisos. No nível 0 fica a zona social da casa, que conta com a cozinha, sala de estar e sala de jantar num conceito de plano aberto, que inclui WC de serviço e acesso ao pátio. O piso 1 é destinado para a zona privativa, com dois quartos em suite, ambos com roupeiros embutidos, sendo que a ligação entre os dois pisos é feita por escada interior. Todas as habitações têm pelo menos um pátio, com áreas que variam entre os 8 m2 e os 11 m2.
Situados nos pisos 1 e 2, num corpo construído mais a norte, os apartamentos T1 possuem áreas de 51 m2 e 52 m2. Ambos possuem duas frentes, Este e Oeste, com varanda e os acessos são efetuados através de uma escada exterior. Os quartos estão virados a Este e a zona social, que engloba cozinha, sala de estar e sala de jantar, em plano aberto, a Oeste.
A localização é outra das suas vantagens, uma vez que o The Factory Residences Campanhã está situado na Rua de Vera Cruz, perpendicular à Rua de Pinto Bessa, e que liga a Igreja do Bonfim à Estação de Campanhã. O empreendimento está a cerca de 700 m do Campo 24 de Agosto, a pouco mais de um quilometro do Jardim de São Lázaro e do Parque de São Roque. Para além disso, a proximidade à Baixa do Porto e às diversas zonas de lazer da cidade contribui para as condições privilegiadas de acessibilidade que empreendimento apresenta, quer para o centro, quer para fora da cidade.
De acordo com Nuno Cunha, Managing Director da Portaviv, “A Portaviv é uma empresa com sólida e vasta experiência na promoção imobiliária, com investimentos já realizados em diversos países como Portugal, Estados Unidos, Alemanha e Israel. Atualmente, a empresa está a promover diversos projetos em Portugal. Apenas no último ano, foram contratualizados investimentos na ordem dos 20 milhões de euros, que se traduzem na concretização de cinco empreendimentos para a criação de 55 fogos de tipologias que variam entre o T1 e o T3. Para além disso, a empresa continua ativamente a procurar novas oportunidades de investimento, em Portugal”.
Segundo Vasco Marques, Broker e CEO da Century21 Grupo Aliados II, “É com enorme entusiasmo que desenvolvemos esta parceria com a Portaviv para a comercialização deste empreendimento. O The Factory Residences Campanhã foi pensado para dar resposta às necessidades de habitação do Concelho do Porto, tirando partido do legado arquitetónico da cidade e do seu potencial de reconversão. Este empreendimento é perfeito para quem valoriza um estilo de vida cosmopolita e contemporâneo”.