“Embora mais de 50% dos nossos proprietários sejam portugueses, temos assistido a um aumento do número de investidores internacionais” – William Tonnard, CEO da LovelyStay

William Tonnard, CEO da LovelyStay

Como é que surgiu a ideia da empresa LovelyStay em 2015? Como é que a marca se diferencia de outros serviços?

Numa fase inicial do negócio, ainda além-fronteiras, quem fazia a supervisão de diversas propriedades era eu e o meu sócio. No entanto, enfrentávamos desafios constantes, uma vez que não existia, nos países onde operávamos, um sistema jurídico estabelecido o que dificultava a expansão do nosso negócio. Portugal surgiu como o único país do mundo que implementou um quadro legal, claro e organizado, para a gestão de propriedades. Este facto levou-nos, então, a estabelecer a LovelyStay em Portugal. A nossa intenção sempre foi mais do que criar “apenas” uma empresa de gestão, o nosso grande objetivo passava por incorporar nas nossas operações, tecnologia para facilitar a sua escalabilidade. Infelizmente, e na altura, não havia disponível softwares adequados. Por isso, a nossa prioridade, ao nível de contratação, foram um Diretor de Tecnologia (CTO) e um cientista de dados. Após alguns meses, aventurámo-nos no sector da hotelaria, complementando a nossa abordagem tech-driven.

A LovelyStay é uma empresa de gestão de propriedades que oferece serviços premium a proprietários e hóspedes. A nossa abordagem única, visa satisfazer as necessidades de ambos, proporcionando benefícios e experiências excecionais.

Para os proprietários oferecemos soluções completas de gestão com pacotes personalizados. O nosso objetivo é maximizar a rentabilidade das suas propriedades, assegurando uma ocupação consistente ao preço certo e com hóspedes de qualidade. A nossa equipa especializada encarrega-se de todas as tarefas operacionais, desde a gestão de reservas até à manutenção e limpeza da propriedade, permitindo aos nossos proprietários, uma maior tranquilidade e otimização dos seus investimentos. A cada proprietário é atribuído um gestor de conta que cultiva relações personalizadas e permite uma prestação de serviços de alto nível. Para os hóspedes, proporcionamos uma experiência memorável e personalizada. Com uma seleção cuidadosa de propriedades, o nosso portfólio inclui alojamentos que correspondem às preferências e necessidades de todos. Além disso, os nossos serviços premium, tais como limpeza profissional, apoio ao cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana, e amenities, visam garantir uma estadia confortável e agradável em Portugal.

Com a expansão da empresa para a Ilha da Madeira e a aquisição da Madeira HouseHold Management, a LovelyStay tornou-se a maior empresa de gestão de alojamento local a operar no país. O que é que ainda pretendem alcançar no mercado português?

O nosso objetivo, de sempre, tem sido o estabelecermo-nos como líderes no nosso setor, através das propriedades geridas e da sua qualidade. Estamos muito orgulhosos do trabalho que temos vindo a realizar até agora. Embora tenhamos enfrentado, há três anos, desafios significativos durante os meses críticos da pandemia, a dedicação inabalável e a determinação da nossa equipa permitiram-nos “emergir” ainda mais fortes na era pós-COVID.

Em Portugal, a LovelyStay pretende continuar o seu crescimento através da expansão para novas regiões do país e ser, ainda mais, seletiva nas propriedades que gere. Além disso, estamos empenhados em desenvolver a nossa oferta de arrendamento a médio e longo prazo, bem como a mediação imobiliária. Esta expansão permitir-nos-á fornecer uma gama ainda mais abrangente de serviços que procuram satisfazer as diversas necessidades dos proprietários de imóveis.

Quais são os obstáculos e desafios que o mercado imobiliário e o alojamento local estão a enfrentar com o novo pacote legislativo proposto pelo Governo no âmbito do Programa Mais Habitação?

O programa “Mais Habitação” apresenta riscos significativos quer para o mercado imobiliário quer para a economia do país. Os investidores, sejam locais ou internacionais, procuram países estáveis com regulamentos consistentes e transparentes. Portugal tem demonstrado uma capacidade de antecipação excecional, ao longo da última década, cultivando uma sólida reputação comercial. No entanto, o fator confiança, que leva anos a estabelecer, pode ser destruída em segundos, e creio que a tão estimada marca “Portugal” possa estar (agora) em causa como consequência de tais medidas. Muitas delas, atualmente em discussão, parecem aproximar-se dos princípios do comunismo e exibem ideias demagógicas. Conversei com muitos dos nossos clientes, especialmente estrangeiros, e estão profundamente perturbados com o retrato negativo nos meios de comunicação social, de Portugal, após os anúncios do Governo.

A principal questão no sector imobiliário é a oferta. Em vez de terem medo ou de se queixarem da atratividade que Portugal oferece aos investidores, é importante reconhecer os imensos benefícios que traz para o país, incluindo a geração de riqueza, as receitas fiscais e as oportunidades de emprego. Estes fatores contribuem para a notável resiliência da economia portuguesa, mesmo num contexto internacional difícil.

O governo deve dar prioridade à implementação de regulamentos que incentivem a construção de mais habitação em vez de impor restrições a atividades como o Alojamento Local e acabar com programas que atraem investidores internacionais como o Golden Visa.

A LovelyStay tem investido na gestão de propriedades do segmento médio-alto, com uma carteira crescente de ativos sob gestão, como explica este aumento expressivo no pós-pandemia, quando ainda enfrentamos uma guerra e a inflação continua alta?

Alguns fatores podem explicar este crescimento:

Procura reprimida: Muitas pessoas adiaram, durante a pandemia, os seus planos de viagem de negócio e de lazer. Com o abrandamento das restrições e do progresso na vacinação, a procura por viagens e alojamento voltou a manifestar-se. Os viajantes estavam (e continuam a estar) ansiosos por explorar novos destinos e por desfrutar de experiências de viagem.

Valorização das experiências de qualidade: Mesmo num cenário económico difícil, muitas pessoas valorizam experiências de alta qualidade. O segmento médio-alto procura, geralmente, alojamento que ofereça conforto, amenities e serviços diferenciados. A LovelyStay destaca-se nestes parâmetros uma vez que oferece um serviço premium aos hóspedes que procuram uma estadia inesquecível.

Preferência por alojamentos privados: Durante a pandemia, verificou-se uma preferência crescente pelo alojamento privado em detrimento dos hotéis tradicionais devido ao distanciamento social e às preocupações com a segurança. Esta tendência, pós pandemia, manteve-se (e prevê-se que assim continue), impulsionando a procura pela gestão de propriedades premium, onde os hóspedes podem desfrutar de espaços privados e exclusivos.

Gestão profissional de propriedades: Os proprietários de imóveis reconhecem os benefícios de ter uma empresa de gestão com o objetivo de maximizar o retorno do seu investimento. A LovelyStay oferece um serviço abrangente, cuidando de todos os aspetos inerentes à gestão de propriedades, desde a listagem em plataformas de reserva até à sua manutenção e à experiência dos hóspedes. É um tipo de serviço que atrai os proprietários que procuram uma solução fiável e eficiente.

Com uma extensa carteira de clientes, a empresa trabalha com investidores e proprietários de imóveis. Considera que o perfil do investidor se alterou nos últimos anos? Portugal continua a ser um mercado atrativo?

Embora mais de 50% dos nossos proprietários sejam portugueses, temos assistido a um aumento do número de investidores internacionais que procuram, com orçamentos mais elevados e comprando apartamentos maiores, apostar em Portugal. Procuram sobretudo propriedades renovadas e de topo. No entanto, como mencionado anteriormente, esta confiança em Portugal pode perder-se com os recentes anúncios e, assim, o mercado mudar rapidamente.

A LovelyStay espera terminar o ano de 2023 com uma receita bruta de mais de 32 milhões de euros. Quais são as perspetivas a médio e longo prazo?

Em 2023, o nosso objetivo é atingir um Gross Booking Value de 32 milhões de euros, o que representa um aumento mínimo de 80% em relação ao ano anterior. Este feito notável coloca-nos como o maior operador de aluguer de curta duração, em Portugal, e tanto eu como a minha equipa estamos muito orgulhosos deste feito.

Olhando para o futuro, o nosso objetivo a médio prazo é expandir a nossa carteira, em Portugal, de forma consistente, concentrando-nos no segmento superior do mercado. Criámos recentemente um escritório em Istambul e temos planos para entrar, nos próximos anos, em novos mercados como sejam o francês, o espanhol e, claro, o britânico, Reino Unido.

Ainda, a LovelyStay é a entidade que operacionaliza uma marca recém-lançada de Lifestyle Serviced Apartments de topo, denominada ANDO LIVING, que foi desenvolvida pela OptylonKrea, a nossa empresa irmã de desenvolvimento.

Concluindo, o nosso objetivo é gerir, nos próximos cinco anos, um total de mais de 5.000 apartamentos sob as marcas Lovelystay ou Ando Living.