Edifício de habitação modular do escritório de arquitetura MASSLAB recebe prémio em Freamunde

A proposta foi premiada e destacada pelo júri, pela qualidade sobriedade e coerência arquitetónica.

O edifício de habitação modular, assinado pelo escritório de arquitetura MASSLAB, foi premiado em Freamunde, no concurso de habitação acessível para 60 fogos para o município de Freamunde.

O edifício premiado está localizado numa zona de transição entre o urbano e rural, na envolvente de edifícios de habitação unifamiliar de baixa densidade e habitação coletiva de maior densidade. A proposta do escritório de arquitetura MASSLAB integra-se na envolvente, sendo capaz de articular o diálogo entre as duas realidades opostas.

O uso da pré-fabricação permite, mais do que uma economia de meios, uma racionalização de montagem e uma relação estruturada entre cada elemento que compõe o espaço interior.

Uma vez que os espaços públicos são os grandes responsáveis pela convivência e colaboração entre as pessoas, de forma a garantir a longevidade do edificado, deve-se garantir de alguma forma o sentido de posse e pertença por parte daqueles que o usam, onde espaços partilhados são de todos, e para todos.

Por sua vez, o logradouro desenha-se como uma compreensão racional do declive original do terreno, desenhando plateaus, com vista para a paisagem. A variedade e flexibilidade destes espaços públicos, criados intencionalmente, procuram propor diferentes programas nos plateaus, tanto nos cobertos e descobertos, adaptar-se às condições do local e ainda dar resposta às necessidades dos residentes e da comunidade vizinha.

O escritório de arquitetura MASSLAB foi ainda responsável pelo projeto de loteamento de um novo empreendimento em Loures, bem como a elaboração do projeto de residência estudantil no Antigo Quartel do Monte Pedral.