Destaques do Mês de Setembro em Portugal

No mês que assinala o último período das férias do verão, o final do terceiro trimestre do ano, observou-se um período de forte investimento, principalmente no segmento residencial. A habitação foi, sem dúvida, o setor que registou mais anúncios sobre investimentos ao longo do mês de setembro.

A par com o mês anterior em que o segmento de hotéis contou com algumas transações de destaque, no início do mês de setembro e numa clara aposta no turismo, o Campo de Golfe Sul na Quinta do Lago reabriu após um investimento de 7 milhões de euros. O maior resort de luxo do Algarve, reabriu finalmente ao público, após uma moderna requalificação, este é um dos resorts que tem estado na vanguarda dos destinos de elite de golfe.

Já quase no final de setembro, a Fercopor anunciou o lançamento de nove projetos num investimento de 190 milhões de euros. Vai ser até ao final de 2022 que a imobiliária de luxo, concretiza os projetos destinados a mais de 200 habitações de luxo e um prédio com 17 andares de escritórios, apostando na Avenida da Boavista (Porto), Vila do Conde e com uma chegada prevista a Lisboa.  A empresa valoriza assim a sua carteira de projetos, no valor de 190 milhões de euros, com dois empreendimentos em construção e outros sete a entrar em fase de comercialização entre 2021 e 2022.

Habitação

Ainda o mês estava no início quando a Mexto, anunciou o investimento de 20 milhões de euros no mercado português até ao final do ano. A promotora imobiliária suíça pretende reforçar a sua presença em Portugal com a aposta em projetos para o segmento de segunda habitação na orla costeira a sul da capital. A Mexto, especialista em reabilitação de luxo, continua a apostar fortemente no mercado residencial português e prevê investir 20 milhões de euros em 2021 e mais 20 milhões de euros no próximo ano.        

Também a Rio Capital anunciou o investimento de 8 milhões de euros no interior do país. A Promotora aposta em projetos fora de Lisboa e Porto e anuncia um novo investimento imobiliário, desta vez em Portalegre, num projeto cujos pormenores serão anunciados nos próximos meses. Contando com a agilidade da Câmara Municipal, a Rio Capital espera iniciar a construção e pré-vendas no princípio do próximo ano, com a conclusão prevista até meados de 2023.

Entretanto, a INVARIA anunciou o reforço da oferta habitacional com um terreno com PIP aprovado à venda em Lisboa, no total são mais 220 apartamentos que o grupo espanhol traz para o mercado residencial. A espanhola INVARIA tem para venda um terreno urbanizado, localizado na Ameixoeira, para uso habitacional.  O projeto tem ainda aprovação para converter um dos lotes em residência estudantil. O projeto, sem valores revelados, será constituído por 6 lotes distintos.

Com o fim de setembro à vista, o fundo de investimento imobiliário Maya Capital anunciou a entrada em Portugal, com um investimento de 65 milhões em ativos residenciais. Este é o primeiro negócio da plataforma ibérica do fundo. São sete prédios localizados em zonas prime de Lisboa que a empresa adquiriu para reabilitar. O portefólio que é maioritariamente residencial está localizado em quatro freguesias de Lisboa: Misericórdia, Santo António, Santa Maria Maior e Avenidas Novas.

Residências de Idosos

Na segunda metade do mês, a Thor Spain anunciou a sua entrada em Portugal com três residências para idosos num investimento de mais de 30 milhões de euros. As residências que contam com 120 camas cada uma, vão estar localizadas em Setúbal, Guimarães e Algarve e cada projeto envolve um investimento entre 10 milhões e 14 milhões de euros. A entrada no mercado português foi um dos objetivos que a promotora definiu após o início da expansão em Espanha e vai agora avançar.

Logística

Neste segmento, o Fundo CORUM anunciou a aquisição do centro logístico da Nobre, localizado em Rio Maior. O ativo, do qual não foi divulgado o valor da transação, conta com cerca de 9.500 metros quadrados e é o centro das operações de armazenagem, logística e distribuição da produção da Nobre para Portugal e para os mercados internacionais.

Hotéis

Mesmo no último dia do mês, a Mercan Properties anunciou a abertura do Hotel “Casa das Lérias” num investimento de 7 milhões de euros. Situado no início de uma das principais artérias do centro da cidade de Amarante, a nova unidade hoteleira oferece conforto e elegância nas margens do rio Tâmega. O edifício vanguardista disponibiliza um espaço exterior amplo e um interior harmonioso e descontraído, ideal para quem procura um serviço com comodidades modernas, disponibiliza 23 quartos, nas tipologias Deluxe, Duplex, Single e Superior.

Ativos Alternativos

A empresa pan-mediterrânica de promoção imobiliária e gestão de investimentos, OptylonKrea lançou fundo de 150 milhões de euros. Foi já no final do mês que a OptylonKrea se tornou General Partner da sociedade gestora de capital de risco Stag Fund Management, para lançar o novo fundo. O Prima Europe Fund é dirigido a investidores que procuram beneficiar do regime de Autorização de Residência para Atividade de Investimento (ARI), os chamados ‘Vistos Gold’, através do investimento nas branded residences Prima Collection.