Destaques do Mês de Outubro em Portugal

Outubro revelou-se o mês que marca o renascimento dos investimentos imobiliários, após o período de férias. Mesmo que o mês anterior tenha sido notável no que respeita a novidades no mercado imobiliário, este primeiro mês de Outono trouxe consigo grandes anúncios sobre todo o tipo de investimentos nos vários segmentos do imobiliário.

Atendendo à lacuna na oferta habitacional, o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana anunciou a construção de 375 habitações de renda acessível em Almada e Setúbal. O investimento que ascende a aproximadamente 52 milhões de euros vai promover a construção de 3 novos empreendimentos destinados ao arrendamento acessível, perfazendo um total de 375 fogos, em terrenos de que é proprietário nos municípios de Almada e Setúbal.  Dois dos empreendimentos situam-se em Almada, o São Francisco Borja e o Três Vales, e o terceiro em Setúbal, o Varandas do Sado.

Entretanto, The Central House adquiriu o seu primeiro ativo em Portugal, através do Fundo Hostel Experience Europe, FCR, criado há dois anos pela Orienta Capital. Em causa está um Hostel no centro histórico da cidade portuguesa do Porto. A aquisição tem como objetivo tornar a cadeia líder em Espanha e Portugal para este tipo de alojamento turístico, num investimento previsto superior a 120 milhões de euros em cinco anos.

Mais uma vez Portugal ganha destaque tendo sido eleito o Melhor País do Mundo pela Condé Nast. Os leitores da revista votaram nos Readers’ Choice Awards 2021 e puseram Portugal no topo da tabela dos 20 melhores Países. O hotel São Lourenço do Barrocal, no Alentejo, foi eleito Melhor Hotel da Península Ibérica. Portugal ficou à frente de destinos como a Nova Zelândia, o Japão, Marrocos, Sri Lanka, Itália, Islândia, Grécia, Croácia e Turquia.

Habitação

Ainda no início de outubro, foi anunciado o “Gaia Hills”, empreendimento residencial direcionado para famílias, que conta com a promoção dos grupos belgas Thomas & Piron e Promiris, num investimento total de cerca de 85 milhões de euros.  Em plena zona ribeirinha de Vila Nova de Gaia nasce o empreendimento cujo projeto prevê construção nova, através da edificação de oito edifícios habitacionais para cerca de 256 apartamentos T0 a T5. Projetado ao longo de quatro a cinco pisos, agrega uma área total de construção acima do solo a rondar os 30.500 m2.

Entretanto, a Bondstone vai iniciar a construção de um projeto de €15 milhões em Cascais. O empreendimento residencial “The Coral” será composto por 15 unidades exclusivas com tipologias T1 a T4. Através da sua marca Louvre Properties, o grupo Bondstone, iniciou a construção do seu primeiro projecto residencial em Cascais, na zona da Gandarinha. O The Coral conta já com mais de 50% de unidades reservadas. A conclusão da obra está prevista para o último trimestre de 2023.

Já o mês ia a meio quando a Nolon anunciou o lançamento do Polima Hills num investimento de 10 milhões de euros. Situado em Cascais, o empreendimento disponibiliza 26 apartamentos de diferentes tipologias e 5 espaços comerciais. Com uma excelente localização, mesmo às portas da capital, o novo empreendimento acrescenta oferta habitacional às portas de Lisboa.

Com outubro quase a chegar ao fim, a Mondego Capital Partners deu a conhecer a aposta no imobiliário português com um investimento de 50 milhões de euros. A promotora imobiliária alarga o seu portefólio de empreendimentos com a aquisição de novos projetos em bairros históricos como a Baixa-Chiado/Alfama, Avenida Sidónio Pais e Avenida 5 Outubro. O investimento adiciona ao portefólio da Mondego Capital Partners um conjunto de edifícios únicos destinado a projetos residenciais com especial destaque na criação de áreas habitacionais de grandes dimensões.

Retalho

O Glicínias Plaza reabriu em outubro após obras de remodelação num investimento de 40 milhões de euros. O centro comercial em Aveiro contará com mais 2 pisos e mais de 60 novos lojistas, sofreu uma total remodelação e oferece novos pisos do parque de estacionamento superior. O edifício apresenta agora mais 13 mil metros quadrados, aumentando assim a área bruta locável para um total de 41 mil metros quadrados. No total, o Glicínias Plaza vai contar com mais de 120 lojas, tornando-se assim o maior centro comercial da região.

Logística

O Banco norte-americano Goldman Sachs tem mil milhões de euros para investir em logística na Península Ibérica. Pretende assim investir na construção de armazéns em Portugal e Espanha nos próximos três anos, através da marca Newdock. A marca recentemente criada, está a operar desde o início do ano e conta já com um portefólio de sete projetos de logística a serem desenvolvidos em Espanha, embora exista a intenção de investir em Portugal, ainda são desconhecidos os projetos que possam estar na mira dos seus investimentos.

Hotéis

Mais uma vez e de há largos meses a esta parte que o segmento hoteleiro se tem destacado dos restantes com grandes investimentos a realçar. O Mosteiro de Arouca renasce como hotel de luxo num investimento de 5,9 milhões de euros, pelo grupo Mesquita de Sousa Hotels & Resorts que com a ala sul do Mosteiro de Arouca o transformará num hotel de cinco estrelas, ao abrigo do programa Revive. O MS Collection Mosteiro de Arouca, conta com 56 quartos, spa, piscina interior e exterior, campo de padel, um restaurante de autor, entre outros espaços de recreação.

Ainda no início do mês foi anunciada a construção do Hotel Mundet no Seixal, num investimento que ronda os 7,6 milhões de euros. Situado na antiga fábrica de cortiça do Seixal, a construção já arrancou, após o interregno nas obras nos últimos meses. A nova unidade hoteleira de 4 estrelas, contará com 84 apartamentos, business center, spa, health club, restaurante, piscina, rooftop, bar e estacionamento subterrâneo. A abertura da futura unidade hoteleira está prevista para ocorrer ainda no Verão de 2022.

Entretanto, no Alentejo foi anunciado o investimento de 8 milhões de euros num Boutique Wine Hotel, restaurante e adega, que está a ser construído nas imediações da Quinta do Paral, na Vidigueira. Além de uma nova adega e dos investimentos no processo de produção dos vinhos, a Quinta do Paral apresenta o projeto de enoturismo, que contará com um Boutique Wine Hotel, composto por 23 quartos luxuosos e um restaurante.

NPL’s e REO’s

A SPX – International Asset Management após de se ter tornado proprietária do prestigiado complexo turístico-residencial The Keys, fechou negócio com a Caixa Geral de Depósitos para reforçar a sua presença com mais 850 camas na Quinta do Lago. Em causa estão créditos hipotecários garantidos por dois terrenos para promoção imobiliária que ocupam uma área total de 7,6 hectares dentro daquele resort algarvio.

Entretanto, o Millennium bcp colocou à venda mais 100 milhões de crédito malparado e imóveis. O “Projeto Lúcia” é composto por uma carteira de crédito malparado no valor de 60 milhões de euros e ativos imobiliários que somam 50 milhões de euros. O processo que integra cerca de 60 milhões de euros em NPL e 50 milhões em REO, está a ser conduzido pela KPMG.