Destaques do mês de Maio em Portugal

O mês de maio revelou-se um mês bastante robusto no que respeita a investimentos no mercado imobiliário. Ao longo de todo o mês assistimos a variadíssimos anúncios sobre novos investimentos e bastantes transações que decorreram neste período. Em destaque nas últimas quatro semanas esteve o segmento da habitação, onde existiram bastantes novidades de norte a sul do pais.

Habitação

Logo no arranque do mês veio a público que a Costa de Prata recebe o empreendimento West Cliffs Ocean and Golf Resort, um resort de 5 estrelas. A Oxy Capital é o promotor do projeto que está localizado entre a Praia do Baleal, Lagoa de Óbidos e Foz do Arelho. O empreendimento conta com 261 lotes e 469 unidades habitacionais, que integram várias tipologias, desde moradias independentes, moradias geminadas, townhouses e apartamentos.

Entretanto, Torres Vedras vai receber o empreendimento Portela da Villa num investimento de cerca de 200 milhões de euros O empreendimento Portela da Villa vai contar com cerca de 260 lotes, bem como unidades de retalho e serviços. A LeapAssets apresentou a sua mais recente aposta no mercado português, a urbanização com capacidade para atrair perto de 3.000 residentes, contempla o desenvolvimento de cerca de 800 fogos, entre moradias e apartamentos.

Além destes, vai nascer em Almada o empreendimento ALMAR South Living num investimento de 130 milhões de euros. O novo projeto da Habitat Invest e Patron Capital Partners, o ALMAR South Living, vai colocar no mercado 514 novos apartamentos, que estão distribuídos por 5 a 8 andares de 13 edifícios.

Também a Habitat Invest anunciou o lançamento do “The UpperCase”, que vai contar com 73 apartamentos, 6 villas ao estilo Townhouse, um palacete e ainda um espaço comercial. Este novo empreendimento vai ser construído sobre a antiga gráfica DAFUNDO, situada na Rua Sacadura Cabral, em Algés.

Com o mês a chegar a meio se soube também que vai nascer um novo empreendimento junto ao Areeiro. O Vision Areeiro conta com 74 apartamentos, de tipologias T0, T1, T2 e T4, bem como uma ampla Penthouse, distribuídos por 12 pisos. Junta-se ainda um espaço de coworking e ginásio. O empreendimento está localizado numa zona residencial tranquila, entre o Parque das Nações, a Avenida de Roma e o Aeroporto de Lisboa.O valor de investimento não foi revelado.

Entretanto, a SOLYD lançou o projeto residencial ÉLOU em Loures num investimento de 75 milhões de euros. ÉLOU é o nome do condomínio fechado, composto por 266 apartamentos, de tipologias T1 a T5, com áreas amplas, piscina exterior, ginásio, sala multiusos e lobby decorado, e estão distribuídos por 17 edifícios.

Por último o projeto AURYA, da Habitat Invest e da Bain Capital Credit, que já atingiu 70% de vendas, iniciou as obras de construção. Em 2020, a Habitat Invest em parceria com a Bain Capital Credit, desenvolveu o primeiro projeto residencial em Loures, num segmento de mercado com menor poder de compra. O projeto totaliza 25 edifícios, desenvolvidos em várias fases, possuindo ao todo mais de 75 mil m2 de área bruta de construção, com cerca de 50 mil m2 acima do solo. Desta forma, vão entrar no mercado mais de 400 novos fogos, de tipologia T1 a T3.

Escritórios

A meio do mês a Claranet inaugurou o escritório no Hub Criativo do Beato num investimento de seis milhões de euros. A Claranet torna-se a primeira empresa privada a abrir portas no Hub Criativo do Beato, em Lisboa. A nova sede da marca tem uma área superior a 4000m2 e está preparada para receber até 500 colaboradores em simultâneo.

Entretanto, a Finangeste adquiriu o antigo cinema Castil e vai investir 4 milhões de euros na reabilitação para escritórios. A Finangeste adquiriu ao BBVA as instalações tendo como objetivo através das obras, reabilitar o espaço, ao transformar o mesmo num escritório disruptivo, que terá capacidade de receber inquilinos de grande qualidade. O antigo cinema, inaugurado a 2 de fevereiro de 1973, e encerrado no ano de 1988, possui uma área de aproximadamente 1.600 m2, onde acomodava uma dependência do BBVA.

Retalho

No fim de Maio a Savills Investment Management anunciou o investimento de 39 milhões de euros na aquisição de uma carteira de supermercados em Portugal que totalizam uma área superior a 21.600 m2. A transação foi concluída em nome do European Food Retail Fund (EFRF) da Savills Investment Management. A gestora internacional de investimentos imobiliários concluiu a aquisição de um portefólio de quatro supermercados, localizados em zonas estratégicas (Porto, Algarve, Castelo Branco e Nazaré).

Logo de seguida, a Mercadona inaugurou uma loja em Marco de Canaveses. À semelhança dos outros espaços também este dispõe de uma área de vendas de cerca de 1.900 m2 . Esta abertura reflete a aposta da Mercadona no distrito do Porto, onde a empresa conta com um total de 19 lojas.  À semelhança dos outros supermercados, também este dispõe de uma área de vendas de cerca de 1.900 m2 divididos entre as várias secções.

Logo depois, veio a público que o Alegro alfragide vai ser alvo de um projeto de reabilitação. A Nhood Portugal anunciou o início das obras de reabilitação do Centro Comercial Alegro Alfragide, representando um investimento de 10 milhões de euros. Este Centro Comercial é um dos seus ativos sob gestão, e tem como co-proprietários a Ceetrus Portugal e a CBRE Investment Management.

Logística

A Green Logistics, marca da Aquila Group, reforça a sua presença em Portugal, com a construção de um novo complexo logístico na zona do Grande Porto, tendo adquirido um terreno com 40 mil m2, em Paredes. O novo complexo possui uma área locável total de 16.570 m2. Este é o terceiro investimento logístico da empresa, em Portugal, e as obras começam em junho, e devem ser concluídas no primeiro trimestre de 2024.

Hotéis

Logo no início do mês veio a público que Évora iria receber a abertura do Hilton Garden Inn Évora. O primeiro hotel da Mercan Properties a abrir portas nesta região do Alentejo, onde conta já com quatro projetos hoteleiros, resulta de um investimento de 21 milhões de euros. Localizado a poucos minutos do centro histórico da cidade de Évora, possui uma área superior a oito mil m2, e conta com 130 quartos e uma piscina exterior no terraço do piso mais alto do hotel.

Mais a sul, Lagos vai receber novo empreendimento turístico de cinco estrelas. O novo empreendimento turístico de luxo, que terá capacidade de alojamento para 402 camas, está previsto para o Monte da Atalaia, em Lagos, e representa um investimento no valor de cerca de 14,4 milhões de euros. A unidade hoteleira, de cinco estrelas, vai contar com 201 unidades de alojamento e tem como objetivo o desenvolvimento de um empreendimento hoteleiro operado pela cadeia Marriot Hotels.

Resorts

Estava a o mês de maio a iniciar quando que soube que a Krono Homes concluiu a venda do Amendoeira Golf Resort, ao Grupo Rolear, concluindo assim a venda do portefólio que adquiriu ao Grupo Oceânico em 2018. As 241 propriedades do resort foram vendidas a clientes nacionais e internacionais. O empreendimento está localizado em Alcantarilha, perto de Silves, no Algarve. O valor de investimento não foi revelado.

Também o Algarve recebe um empreendimento de luxo num investimento de 270 milhões de euros. O Verdelago Resort, vai abrir portas este verão e inicia uma nova fase de comercialização, com 109 unidades residenciais-turísticas disponíveis. O projeto estende-se por uma área de 86 hectares de terreno, com um índice de construção de 8,7%. O empreendimento vai contar com um hotel de cinco estrelas, com 197 quartos, sendo que a sua construção terá início ainda este ano.

Ativos Alternativos

Logo no início do mês os edifícios da Dan Cake foram adquiridos por 22 milhões de euros pelo fundo de investimento imobiliário do Crédito Agrícola CA Património Crescente, o maior com atividade em Portugal com mais de 1,1 mil milhões de ativos sob gestão. Esta aquisição diz respeito aos edifícios onde está instalada a sede, os escritórios e os armazéns da Dan Cake, localizados na Póvoa de Santa Iria, aos quais se juntam as instalações da única fábrica da empresa no país, situada em Coimbra.