Destaques do mês de maio em Portugal

Quase a terminar o primeiro semestre do ano e Maio surge como um mês repleto de anúncios no mercado imobiliário e muitos investimentos um pouco por todo o país. De uma forma geral, existiram operações em todos os segmentos do setor, com principal destaque para a habitação e para os hotéis. Se por um lado, é necessária e evidente uma aposta no mercado residencial português, por outro e apesar de dois anos em que o turismo esteve quase estagnado, emerge agora o segmento hoteleiro que se mostra cada vez mais resiliente perante as adversidades do passado e presente. É de referir que embora a pandemia tenha sofrido uma clara melhoria na dinâmica em que vivemos, o conflito entre a Rússia e a Ucrânia veio desencadear muitos fatores, sobretudo a nível económico, que podem trazer constrangimentos ao setor. Mas o facto de sermos um país distante do conflito e com uma localização privilegiada a sul da Europa, desencadeia ainda uma maior esperança na rápida retoma do setor do turismo e sobretudo no segmento hoteleiro.

Habitação

A doValue anunciou o lançamento de um novo empreendimento de luxo no Funchal. O empreendimento Casas Brancas é composto por 11 moradias e está localizado numa zona turística da freguesia de São Martinho, no Funchal. O projeto insere-se num terreno de base geométrica retangular com cerca de 3.322 m2, onde as moradias estão dispostas em três cotas, permitindo que todas possuam varandas e terraços orientados a Sul, com excelente exposição solar e vistas de mar.

Entretanto, ainda no início do mês veio a público um projeto para promoção de 400 apartamentos à venda por 16,25 milhões de euros. O novo projeto residencial com potencial para construir mais de 50.000 m2 está localizado junto à Marina de Lagos, no Algarve. O Marina Park II tem um PIP aprovado com potencial para construir cerca de 400 habitações, além de uma área de retalho. O projeto representa uma excelente oportunidade para o reforço da oferta residencial da cidade algarvia e prevê uma área total de construção superior a 51.000 m2, dos quais 49.520 m2 se distribuem por 16 lotes para desenvolvimento da componente habitacional, além de contemplar ainda 1.600 m2 para retalho.

Já o mês ia a meio quando surgiu o São João da Praça, o novo projeto residencial em Alfama com preços entre os 500.000 e os 1.040.000 euros. O projeto junto à Sé de Lisboa, nasce da reabilitação de um edifício pombalino em Alfama e conta com nove apartamentos, irá trazer a este bairro tradicional modernos apartamentos com tipologias T1, T2 e dois duplex no último andar. As áreas dos apartamentos variam entre 60 m² e 124 m². Os trabalhos de construção iniciaram-se em Abril e a entrega dos apartamentos está prevista para o último trimestre de 2023.

Com o mês quase a terminar veio a público que o Grupo Pestana inaugurou o Madeira Acqua Residences num investimento de 100 milhões de euros. O Madeira Acqua Residences, resulta da requalificação do Hotel Madeira Palácio e conta com 181 apartamentos, que vão desde o T1 a T4 e penthouse. O Madeira Acqua Residences, conta com mais de sete mil metros quadrados de área verde, acesso privado direto à praia e uma piscina infinita no limite da falésia, imediatamente sobranceiro ao mar.

Escritórios

Este segmento foi marcado pela venda de um edifício na Avenida de Berna por 15 milhões de euros. O edifício está atualmente ocupado pela Cofidis e Prosegur. O imóvel situado no número 54 da Avenida de Berna, em Lisboa, foi adquirido por um investidor institucional português ao fundo CCP 5 da Tristan Capital Partners. O edifício, com uma área bruta de 3.825 m2 e 124 lugares de estacionamento, localizado mesmo em frente à Fundação Calouste Gulbenkian, o imóvel encontra-se entre o Campo Pequeno e a Praça de Espanha.

Já no final do mês, o CORUM Eurion anunciou a aquisição de um edifício no Porto por 16 milhões de euros. Da sociedade gestora francesa Corum Asset Management, o CORUM Eurion comprou o edifício no centro empresarial da Rua do Heroísmo, no Porto.  O edifício foi completamente remodelado em 2021, conta com 6.072 metros quadrados e tem como inquilinos as empresas tecnológicas Infraspeak, Koerber e Sitel.

Retalho

No início do mês, a Mercadona abriu nova loja na Póvoa de Varzim. Com uma área de vendas de 1.900 m2, este é o 31º supermercado da cadeia em Portugal e o primeiro na cidade. É na Rua Comendador Francisco Quintas, na Póvoa de Varzim, que a Mercadona inaugurou o novo supermercado, sem valor de investimento revelado.

Entretanto, a Auchan fez um investimento no total de cerca de 40 milhões na nova loja de Cascais. A antiga loja Pão de Açúcar, que foi o primeiro supermercado do país há 49 anos, surge agora renovada. O grupo Auchan Retail Portugal é o responsável pelo investimento na nova loja de Cascais, que terá uma área de cerca de sete mil m2, um jardim numa das entradas, um rooftop na parte superior da loja com vista para o mar e uma galeria comercial com vários restaurantes.

Hotéis

Neste segmento surgiu um anúncio importante com o Discovery Hotel Management a lançar a Octant Hotels. A DHM anunciou a nova marca do grupo que irá agrupar e gerir as oito unidades hoteleiras detidas pelo Discovery Portugal Fund em Portugal, designada por Octant Hotels. O portefólio da DHM integra um conjunto único de boutique hotels em todo o país, que passarão a integrar a insígnia Octant Hotels.  Em causa estão os hotéis Douro41 Hotel & Spa, Palácio da Lousã Boutique Hotel, Évora Farm Hotel & Spa, Santiago Hotel Cooking & Nature, Praia Verde Boutique Hotel, Vila Monte Farm House, Azor Hotel e Furnas Boutique Hotel.

Entretanto, a Azora adquiriu o Pestana Blue Alvor, no Algarve. Construído em 2019, o Pestana Blue Alvor conta com 120.000 metros quadrados com quase 500 quartos. Este é o quarto investimento da Azora em Portugal, depois da compra do resort Tivoli Marina Vilamoura, do resort Tivoli Carvoeiro e do Resort Vilalara Thalassa. Foi através do seu Azora European Hotel & Lodging fund, que a Azora encerrou a compra do Pestana Blue Alvor, o valor de investimento não foi revelado.

A meio do mês surge a Herdade Monteverde que é o novo resort turístico residencial na margem sul de Lisboa. Situada numa reserva natural de 102 hectares, a Herdade Monteverde contará com 355 unidades residenciais entre moradias isoladas, em banda e apartamentos. Em parceria com o Grupo SIL, a Homelovers explora agora o novo projeto depois do sucesso da Herdade da Aroeira. Por se tratar de um empreendimento residencial turístico, poderá ser elegível aos adquirentes de Golden Visa. Os preços das moradias isoladas começam a partir de 740 mil euros e das moradias em banda a partir de 420 mil euros.

De seguida, a Sonae Capital anunciou a venda do Aqualuz Tróia Mar & Rio e The Editory By The Sea Tróia-Comporta. A The Editory Hotels, unidade de negócio de Hospitality da Sonae Capital manterá a gestão destes ativos turísticos, com um total de 377 unidades de alojamento.  Esta é uma das maiores operações de investimento imobiliário em hotéis realizada no mercado português desde o início do ano, cujo valor transacionado não foi revelado.

Entretanto, com o fim do mês a chegar, a Sonae Capital inaugurou um hotel de luxo no Porto, num investimento de cerca de 20 milhões de euros. O The Editory Boulevard Aliados Porto Hotel é a nova unidade hoteleira de cinco estrelas localizada nos Aliados e conta com 68 quartos. O The Editory Boulevard Aliados Porto Hotel é o novo espaço que surge no coração da cidade do Porto, disponibiliza além de quase 7 dezenas de quartos, piscina exterior aquecida, duas salas de reuniões, um restaurante de provocação sensorial e um bar de cocktails de autor. O The Editory Boulevard Aliados Porto Hotel resulta duma parceria entre a FVC Group e a SC Hospitality, apresentando um projeto de arquitetura e design de interiores assinado pela Ding Dong.

NPL

Próximo do fim de Maio, o Novo banco anunciou a alienação de uma carteira de imóveis de logística. A concretização do negócio, deverá ter um impacto positivo de cerca de 35 pontos base no rácio de capital total do grupo Novo banco. É desconhecida a identidade do comprador e o valor de investimento do conjunto de imóveis de logística localizados em Portugal. Em causa está uma carteira de ativos imobiliários detido maioritariamente pelos fundos imobiliários NB Património e NB Logística, ambos geridos pela GNB Real Estate. O Novo banco detinha em média, uma participação de cerca de 75% dos referidos ativos imobiliários, a março de 2022.

Ativos Alternativos

A norte do país, a Supera anunciou o investimento de 10 milhões em Gaia. A Supera já opera dois centros desportivos em Portugal e tem mais sete projetos em curso em Portugal. O grupo espanhol vai construir um complexo ligado à natação em Gaia, numa concessão municipal por 40 anos. O Complexo Aquático de Formação será construído no gaiense Parque da Lavandeira. O grupo galego Sidecu, que opera a marca de ginásios Supera, tem 45 espaços em Espanha e dois em Portugal e prevê um investimento de 10 milhões na Lavandeira de Gaia. A insígnia tem ainda em curso outros projetos no nosso país, em Braga, Porto, Coimbra, Seixal, Barreiro e Lisboa.

Mais para o fim do mês, surgiu o anúncio de um novo campus da British School of Lisbon que vai nascer de um investimento de 30 milhões de euros. O segundo campus, com sete mil metros quadrados, 30 salas de aula, complexo de piscinas e pavilhão gimnodesportivo, localizar-se-á nos terrenos adjacentes do estádio do Belenenses. Na sequência de um acordo com o Clube de Futebol “Os Belenenses”, a British School of Lisbon planeia abrir o seu segundo campus em Lisboa. O espaço vai nascer num terreno localizado acima do estádio principal.