Destaques do mês de Julho em Portugal

O segundo semestre do ano começou da melhor forma, com registo de muitos investimentos e transações nos vários segmentos do mercado imobiliário. A habitação e os hóteis têm sido o centro das atenções nos últimos meses, no que respeita a notícias sobre o setor, mas o mês de julho trouxe também muitas novidades no mercado de residências de estudantes.

Habitação

Com o mês de julho a iniciar, o município de Gaia anunciou o investimento de 40 milhões para construção e reabilitação de habitações. Foi aprovado pela autarquia o investimento integrado na Estratégia Local de Habitação. Com o investimento será possível apoiar 2.109 agregados, correspondentes a 5.470 pessoas.

Entretanto, já o mês ia a meio quando a cidade de Olhão, no Algarve, anunciou o novo Delmar Waterfront com 118 apartamentos. Os apartamentos do condomínio privado junto à Marina de Olhão contam com áreas entre os 72 e os 163,5 m². O valor de investimento não foi revelado.

Também a SOLYD Property Developers fez o lançamento do Jardins Altear, o seu mais recente projeto residencial na Alta de Lisboa. Este é o oitavo lançamento do ALTEAR, projeto residencial da promotora imobiliária. O ALTEAR vai oferecer ao mercado mais de 500 apartamentos com diferentes tipologias e espaços comerciais variados, com uma área total de construção superior a 120.000 m2.

Também a Socicorreia anunciou a construção de 4 edifícios para habitação em Câmara de Lobos. O grupo apresentou na Madeira, um complexo de habitação composto por 4 edifícios, num total de 34 fogos, no sítio da Torre. O novo complexo, a custos controlados, está orçamentado em 6,2 milhões de euros.

Já no final do mês veio a público que em Lisboa vai nascer o projeto residencial “Campolide – Nova Goa”. É junto à Praça de Espanha que vai nascer o novo empreendimento com 59 apartamentos. O lote prevê a construção de 7.500 m2 acima do solo, distribuídos por 59 apartamentos. Sem valor de investimento revelado, o empreendimento vai nascer junto à Universidade Nova de Lisboa.

Logística

A Blackstone anunciou a aquisição de um portefólio de 15 imóveis de logística da M7 por 125 milhões. Os edifícios estão arrendados a empresas de distribuição e de retalho. Esta é a segunda carteira de logística que a gestora de ativos norte-americana compra no espaço de um mês.

Retalho

Também no início de julho, a Trei anunciou que pretende vender 50 supermercados por 150 milhões até agosto. A empresa alemã do grupo Tengelmann quer vender aquele que é considerado o maior portefólio de supermercados em Portugal, uma carteira designada por “Project Amália”. A Trei tem disponível no mercado 44 Pingo Doce, um Continente, um Minipreço e outros ativos localizados sobretudo no Porto, em Lisboa e no Algarve.

Entretanto, o Santarém Retail Park anunciou que vai receber o supermercado Mercadona. A Mitiska REIM, atual proprietária do Retail Park aposta num destino de conveniência para todos os consumidores. Até ao final do ano, prevê-se ainda a inauguração de mais quatro lojas.

Residências de Estudantes

No início de julho, a Round Hill Capital anunciou a compra da rede Smart Studios por 200 milhões de euros. O grupo adquiriu a rede de espaços de coliving e residências de estudantes que engloba 2070 apartamentos em Lisboa, Carcavelos e Porto.

Logo de seguida, o Politécnico de Leiria anunciou que vai ter mais 614 camas até 2025. O investimento das novas vagas é financiado pelo PRR e custará mais de 25 milhões de euros. Foram aprovadas as candidaturas para a construção de novas residências e renovação das atuais.

Entretanto, a nova residência de estudantes NIDO abriu portas no Campo Pequeno. O projeto de alojamento de estudantes da cadeia internacional Nido, que disponibiliza um total de 380 quartos de 15 tipologias diferentes já está a aceitar reservas para setembro. A NIDO é a marca de gestão do alojamento de estudantes da Round Hill Capital e tem uma vasta experiência no mercado PBSA (Purpose-Built Student Accommodation) em diferentes países. A Nido não adianta para já os valores de investimento do projeto, no entanto a Round Hill Capital em conjunto com a TPG Real Estate Partners realizaram um investimento de 150 milhões de euros na aquisição do terreno no Campo Pequeno para a construção dos projetos (Lumino e Nido).

A meio do mês, a Livensa Living comunicou que acabou de renovar uma residência universitária no Marquês de Pombal. Em preparação para o novo ano letivo, a Livensa Living renovou a residência em Lisboa que conta com 330 camas.

Hotéis

Logo no início do mês, a Arrow Global Portugal anunciou a intenção de investir 500 milhões de euros em Hospitality. O grupo que detém no país a Whitestar Asset Solutions, a Norfin, a Restart Capital e a Hefesto, tendo, também, por via do Fundo ACO1, uma participação na sociedade Vilamoura World, lança uma nova vertical de negócio com o objetivo de desenvolver e gerir ativos turísticos.  A Arrow Global Portugal, pretende realizar o investimento no prazo de cinco anos e acaba de adquirir 75% do grupo hoteleiro Details Hotels & Resorts no Algarve.

Entretanto, o Convento de Vila Viçosa vai ser convertido em hotel de luxo. O Convento de Nossa Senhora do Amparo vai dar lugar ao Anantara Royal Vila Viçosa Resort num investimento de 21 milhões de euros. A marca da tailandesa Minor, que detém vários hotéis Tivoli em Portugal, aposta agora numa nova unidade hoteleira localizada em Vila Viçosa, no distrito de Évora.

Também no início de julho, o Delsk Group Portugal adquiriu o hotel Vip Inn Miramonte. O valor da transação não foi revelado. O hotel que pertencia à Sociedade Hoteleira de Colares está localizado em Sintra e é considerado um ativo ideal para reposicionamento na região. Localizado mais precisamente na vila de Colares, o hotel de 3 estrelas conta com 92 quartos.

Já o mês ia a meio quando o Cerro Mouro se apresentou como o novo eco resort que vai nascer no sudoeste algarvio. O empreendimento conta com 24 habitações ecológicas de luxo e tem prazo de conclusão até final de 2024. O projeto é um inovador e exclusivo eco resort, que nasce de uma paixão por este recanto do país, na solarenga aldeia de Barão de São João, no Sudoeste do Algarve. O valor do investimento do novo projeto imobiliário não foi revelado.

Entretanto, o Yotel Porto foi vendido por cerca de 28 milhões de euros. A Fidelidade Sociedade Gestora adquiriu, através do fundo imobiliário IMOFID, a unidade hoteleira no Porto e mais dois edifícios em Espanha, que totalizam um investimento de 100 milhões de euros no seu conjunto.

Ativos Alternativos

A meio do mês, a Novaxia Investissement anunciou a aquisição de terrenos para projeto multiusos na Amadora. Os cinco terrenos, adquiridos ao Millennium BCP, disponibilizam uma área de cerca de 72.000 m2, apresentando um potencial construtivo estimado de 107.000 m2 acima do solo. Este é o primeiro investimento da Novaxia Investissement em Portugal. Sem valor de investimento revelado, os cinco terrenos, perfazem uma área de cerca de 72.000 m2, apresentando um potencial construtivo estimado de 107.000 m2 acima do solo.

No fim de julho, o Grupo Flow anunciou o investimento de 18 milhões no concelho de Loulé. O investimento destina-se a estruturas situadas entre as zonas de Vilamoura e da Quinta do Lago. Previsto até 2023, o montante será destinado à área da restauração, hotelaria e diversão noturna na região.

NPL

A Whitestar Asset Solutions S.A anunciou que ganhou a gestão de quatro novas carteiras no valor de 270 milhões de euros. Estas carteiras de imóveis, NPL Secured e Unsecured, foram originadas pelo Banco Santander Totta, Millennium BCP e por um fundo de investimento internacional.