Destaques do mês de Janeiro em Portugal

O arranque de 2023 tem-se mostrado robusto no que respeita a novidades no setor imobiliário, com inúmeras transações e investimentos a serem anunciados. O passado mês de janeiro, surge com grandes destaques nos segmentos de habitação e hotéis, bem como o segmento de retalho com 3 centros comerciais do norte e centro do país a mudarem de mãos.

Habitação

A meio do mês surgiu um anúncio no segmento residencial, com o Projeto “Green Valley” a nascer no norte do país. O empreendimento engloba 54 apartamentos, distribuídos por três pisos em dois edifícios, está localizado na Maia e tem um prazo de conclusão previsto para junho de 2025.

Entretanto, a Civilria investiu 10 milhões de euros na aquisição de dois edifícios no centro de Lisboa. Os edifícios na Rua Engenheiro Vieira da Silva, nos números 10 e 12, vão ser convertidos em habitação. O ativo terá um total de 4,300 metros quadrados distribuídos por oito pisos acima do solo. O projeto prevê o desenvolvimento de 50 apartamentos, um piso térreo destinado ao retalho, com 247 metros quadrados, e dois pisos de garagem.

Com o mês a chegar ao fim, a Mota-Engil avança com um investimento de 70 milhões num projeto residencial no Porto. O AURIOS, o novo empreendimento de luxo é constituído por 26 moradias, 22 apartamentos e está situado junto à margem do rio Douro, na Quinta da China. Com uma área de 15.583 m2, a construção do AURIOS será concluída no primeiro trimestre de 2025.

Entretanto, promotores belgas anunciaram um investimento 70 milhões de euros no projeto Arcoverde – new urban living. A Krest Real Estate investments e a Revive, anunciaram a sua primeira parceria em Portugal, o empreendimento localiza-se numa área em reabilitação no município de Oeiras.

Por último, a empresa promotora Carvoeiro Branco vai investir 132 milhões de euros em sete novos projetos no Algarve. A Carvoeiro Branco, liderada pelo empresário Erik de Vlieger, vai lançar os projetos no concelho de Lagoa, no Algarve, num investimento estimado em 131,9 milhões de euros. A maioria dos projetos é de habitação, mas está também contemplado um conjunto de apartamentos turísticos e um hotel.

Escritórios

A meio do mês, o edifício Lisboa, no Parque das Nações, foi vendido por um fundo da MCAP Global Finance e adquirido pelo fundo de pensões do Banco Comercial Português. O valor da transação não foi revelado.

Industrial e Logística

Também a meio de janeiro, veio a público que a Olicargo vai avançar com a construção de um novo centro logístico na região de Lisboa. A empresa investiu cerca de 18 milhões de euros na construção do novo centro logístico na Azambuja, sendo que as obras deverão estar concluídas no primeiro trimestre de 2024. A plataforma logística será a quarta na zona de Lisboa e possui uma área de 25 mil m2.

Retalho

No início de janeiro, o Freixial Shopping, em Cantanhede, foi vendido a um fundo de investimento imobiliário português. O ativo possui uma localização estratégica e privilegiada, e conta com uma área total de 11.400 m2, dispondo de 29 lojas, que estão distribuídas ao longo de 2 pisos. O valor da operação não foi revelado.

De seguida, a empresa de investimento imobiliário Finangeste adquiriu ao BCP, em parceria com investidores nacionais, a sociedade detentora do Fórum Barreiro. A Finangeste pretende investir 4 milhões de euros na remodelação do ativo, que possui cerca de 22.500 m2, englobando no seu espaço 90 lojas. Dispõe ainda de 700 lugares de estacionamento, sendo que é apresentado como um dos principais centros comerciais da Margem Sul.

Também o Shopping Cidade do Porto foi transacionado. O Grupo Domingos Névoa procedeu à compra da empresa detentora e gestora do ativo, ao Grupo Teixeira Duarte, numa operação que alcança os 28 milhões de euros.

Com o mês a chegar a meio, veio a público a abertura da primeira loja da Dior em Portugal. O Alegria One, projeto de reabilitação da promotora e gestora imobiliária EastBanc, foi o espaço escolhido pela lendária marca de moda parisiense para a sua primeira loja em território nacional. A loja situada na Avenida da Liberdade, em Lisboa abrirá portas este ano e ocupará três andares do edifício, num total de 1.050 m2.

Entretanto, a Loja da Zara, na Rua Augusta em Lisboa, foi vendida na maior transação de um único espaço de comércio de rua em Portugal. A Deka Immobilien procedeu à venda do ativo em que o novo proprietário é uma subsidiária da NEXT FCR, um fundo de Venture Capital que é gerido pela STAG e assessorado pela Optylon Krea. O valor da transação rondou os 20 milhões de euros.

Por último, surgiu o anúncio de que o maior portefólio de supermercados de Portugal vai ser adquirido por 150 milhões de euros. O fundo de private equity norte-americano LCN Capital Partners vai adquirir o designado “Project Amália”. A transação, que será fechada com a alemã Trei do Grupo Tengelman, engloba 50 ativos, que totalizam uma área de 68.196 m2.

Unidades de saúde

A meio do mês, o Fundo C2 MedCapital, em parceria com a FPT Biomass e a AFFIS, anunciou que vai desenvolver aquele que será o primeiro hospital privado da Covilhã, que representa um investimento de 30 milhões de euros. A unidade hospitalar ocupa uma área de 8.000 m2.

Entretanto, também a CUF anunciou a abertura de uma clínica em Leiria fruto de um investimento de oito milhões de euros. A mais recente unidade da rede CUF está localizada numa área superior a 1.300 metros quadrados, na Urbanização da Quinta da Malta. Está ainda prevista a construção de um hospital que representará um investimento de 50 milhões de euros.

Hotéis

No início de janeiro, o grupo PG Hotels & Resorts anunciou o investimento de 24 milhões de euros na aquisição e reabilitação de um hotel em Alvor, no distrito de Faro. Trata-se de uma das torres do edifício que em tempos era conhecido por Luna Alvor Bay, e a unidade hoteleira deverá entrar em funcionamento em julho de 2024.

Também a Memmo Hotels adquiriu o Hotel Paul do Mar Sea View Hotel, localizado no concelho da Calheta, na ilha da Madeira. A unidade hoteleira, que se encontra encerrada, será alvo de profundas obras de remodelação. Trata-se de um edifício onde funcionou o Paul do Mar Sea View Hotel, com 60 quartos e com a classificação de 4 estrelas. O valor de investimento não foi revelado.

Também a antiga sede do Futebol Clube do Porto deu lugar a um novo hotel. O AXIS Hotéis & Golfe abriu uma nova unidade hoteleira, o Axis Porto Club, que está situado num edifício centenário no centro do Porto. O hotel conta com 53 quartos, dos quais 14 são suítes e representa um investimento de 5 milhões de euros.

NPL’s

A meio do mês veio a público que um portefólio de imóveis avaliado em mais de 400 milhões de euros entra no mercado. A carteira de imóveis que vai ser colocada no mercado pelo Novobanco inclui a urbanização Cabanas Golf, um edifício em Olivais Sul, um terreno em Portimão e um projeto turístico em Benagil, no concelho de Lagoa. O portefólio engloba ainda cerca de 94% das unidades de participação do fundo que detém o terreno nas Amoreiras, em Lisboa, com uma área de 130 mil m2, que a instituição herdou do Banco Espírito Santo.

Ativos Alternativos

A meio do mês, surgiu o anúncio de que Gondomar vai receber um projeto imobiliário e turístico de luxo num investimento de 85 milhões de euros. O Porto Douro Marina Hotels & Villas, está localizado junto às margens do rio Douro e engloba a construção de um hotel de cinco estrelas, 90 moradias, uma marina e ainda um heliporto.  As obras deverão estar finalizadas no primeiro semestre de 2023, e a construção do hotel e das moradias vai ser desenvolvido no decorrer de 36 meses.

Entretanto, um investidor estrangeiro adquiriu terrenos na Herdade da Aroeira para projeto residencial e turístico. O projeto prevê a construção de cerca de 29,000 m2 acima do solo: 247 unidades – 210 para uso turístico e 37 para uso residencial, onde se inclui um aparthotel com cerca de 150 unidades. Não foi revelado o valor de investimento, nem a identidade do comprador.

De seguida, a Vanguard Properties adquiriu 50% da ECOSTEEL num investimento de 30 milhões. O investimento permitirá a criação de uma nova unidade industrial de produção de madeira laminada cruzada destinada à construção de edifícios em altura.