Destaques do Mês de Agosto em Portugal

Apesar de habitualmente o mês de agosto se mostrar um período de menor investimento e de menor abundância nas habituais notícias sobre os vários segmentos do setor imobiliário, este mostrou-se mais um mês em que o imobiliário continua em franca expansão no que respeita a transações e investimentos.

Nem o período de férias voltou costas ao setor, onde se destacam as maiores operações nos segmentos de logística e hotéis. No turismo, tem-se assistido a uma enorme recuperação desde o anúncio do levantamento gradual das medidas de combate à pandemia, e agosto revelou-se em dados estatísticos um dos meses com maior crescimento.

Em destaque no mês, esteve o anúncio da Insula Capital que lançou um fundo imobiliário de 100 milhões de euros, já nos últimos dias de agosto. O fundo destina-se aos setores de habitação, comercial, retalho e hotéis e tem como objetivo aproveitar oportunidades nos vários setores e adquirir ativos em Portugal, bem como em capitais de toda a Europa, incluindo o Reino Unido e a Suíça.

Habitação

Logo no início do mês a Vanguard Properties anunciou o investimento de 15 milhões de euros no Tomás Ribeiro 89 em Lisboa. O projeto destina-se a habitação de luxo e é a nova aposta da Vanguard Properties, que adquiriu e vai reabilitar o edifício datado de 1920, localizado numa das zonas mais premium de Lisboa, na rua que dá nome ao imóvel, no chamado bairro das Avenidas Novas, no centro da capital. O Tomás Ribeiro 89 conta com uma área bruta atual que ronda os 3 mil m2, é constituído por sete pisos com um apartamento cada.

Mais a norte, em Aveiro, vai surgir um novo condomínio, o Orizzont, que nasce num investimento de 5 milhões de euros, disponibiliza 12 apartamentos com vista para a Ria de Aveiro. É um condomínio fechado com tipologias de T3 a T5, piscina aquecida, terraço com uma vista de 360º, jardim, um salão multiusos e varandas com vista para a Ria de Aveiro.

Escritórios

O Grupo Ageas Portugal adquiriu dois novos edifícios por mais de 30 milhões de euro e será, até ao final do ano, proprietário de cerca de 10 edifícios de escritórios. O grupo segurador anunciou a compra manifestando a ambição de construir uma carteira de escritórios de referência, sinal do investimento imobiliário na capital.

O Classique, um dos edifícios de escritórios, localiza–se na Avenida Alexandre Herculano N23 e conta com cerca de 2.250 m2. O Cais, o segundo edifício, disponibiliza cerca de 4.900 m2 e está situado no Parque das Nações. O Grupo Ageas Portugal pretende desenvolver uma estratégia de investimento sustentável e gerir ativamente os respetivos imóveis, por isso os dois edifícios adquiridos já se encontram arrendados.

Logística

A meio de agosto, a SIGI da Sonae Sierra adquiriu um armazém por 13,15 milhões. A SIGI da Sonae Sierra e do Bankinter concluiu mais uma aquisição imobiliária, a Olimpo Real Estate Portugal (Ores), adquiriu um armazém em Vila Nova de Gaia por 13,15 milhões de euros, informou a sociedade. O imóvel conta com 21.075 metros quadrados e encontra-se atualmente arrendado ao Grupo Luís Simões, empresa de transporte e logística portuguesa.

Entretanto, a Sogenave realizou um investimento de 22 milhões de euros num centro logístico no Barreiro. Construído num terreno de 2.100 m2, o futuro edifício vai receber um novo centro logístico e de distribuição. Segundo a autarquia, a construção deste centro logístico e de distribuição, para armazenamento e centro de distribuição de produtos, deverá arrancar no início de 2023.

Já no final do mês, a Garland anunciou um investimento de 30 Milhões de Euros num novo centro logístico em Vila Nova de Gaia. A Garland Logística espera assim aumentar o seu volume de negócios em 40%, com a construção do imóvel, numa área coberta de 38.000 m2. Implementado num terreno com cerca de 100.000 m2, o novo centro logístico conta com excelentes localização e acessibilidades, junto ao nó de Arcozelo entre a A44 e a A29. A conclusão da obra está prevista para junho de 2022.

Hotéis

O segmento dos hotéis iniciou o mês com o anúncio de um investimento de 8 milhões de euros na Quinta de Santo António – Country House & Villas, que abriu recentemente ao público. Situa-se no concelho do Marco de Canaveses, disponibiliza 22 unidades de alojamento e vem preencher uma lacuna turística no Douro e Tâmega.

Entretanto, o fundo Azora adquiriu um terceiro hotel de luxo no Algarve, após a compra de outros dois no mês de julho.  A unidade cinco estrelas, fica na Praia das Gaivotas em Porches e tem 118 quartos, o valor do investimento para o Luxury Vilalara não foi revelado.

Ainda a meio do mês, a empresa europeia de investimento, Catalyst Capital, adquiriu o antigo Diplomático Hotel em Lisboa por 14,75 milhões de euros. A operação faz parte da nova estratégia de investimento hoteleiro europeu de 250 milhões de euros. O antigo Diplomático Hotel situa-se na Rua Castilho, em Lisboa e foi adquirido a uma empresa familiar. A empresa vai ainda investir cerca de 9 milhões de euros na remodelação, para o transformar num hotel boutique de 4 estrelas com 95 quartos.