Destaques do mês de abril em Portugal

A iniciar o segundo trimestre do ano, o mês de Abril mostrou mais uma vez um mercado imobiliário vigoroso, que se mostra resiliente. Após 2 anos de pandemia e de momento com um conflito internacional que altera toda a economia europeia, o setor não baixa os braços e foi objeto de grandes investimentos durante o mês, nos mais variados segmentos.

Habitação

O mês ainda ia a meio quando foi anunciado o início da construção do MERECES 718, num investimento de 8 milhões de euros. O primeiro edifício do novo complexo multiusos, promovido pelo dstgroup, iniciou a construção de 36 apartamentos e duas lojas, em Barcelinhos, no concelho de Barcelos. Focado na criação de um ambiente de familiaridade e segurança, o projeto conta com mais de 40% das unidades vendidas.

Entretanto, o Convento do Beato vai incluir um condomínio residencial com mais de 60 apartamentos. O grupo Larfa Properties vai requalificar os edifícios circundantes para acolher este condomínio com 61 apartamentos e uma praça central com um jardim que unificará todo o quarteirão. O quarteirão do Convento do Beato, em Lisboa, está a ser totalmente requalificado para integrar, além do conhecido espaço de eventos, um novo condomínio residencial denominado Beato Quarter.

Por último, a promotora imobiliária SOLYD Property Developers arrancou com a construção do terceiro bloco do Lago Altear com 80% das unidades vendidas. O projeto conta com uma taxa de comercialização de 80% em apenas três Meses. O terceiro edifício do empreendimento LAGO ALTEAR – Bloco C – é o sétimo lançamento do projeto ALTEAR com 63 novos apartamentos e 3 espaços comerciais na Alta de Lisboa. Composto por três edifícios, este edifício que representa um investimento de 31 milhões de euros é o último lançamento do LAGO ALTEAR. Os primeiros já estão concluídos e totalmente comercializados. A responsável pela obra que estará finalizada em 2024 é construtora Alves Ribeiro.

Escritórios

Neste segmento, ainda no início do mês, a WeWork anunciou que vai abrir o primeiro espaço de flex offices em Portugal. O primeiro inquilino será a Organon, multinacional a operar no setor da saúde e o espaço será inaugurado no verão de 2022. O edifício situado na Rua Alexandre Herculano marcará o 39º país para a WeWork a nível global.   A abertura em Portugal é reflexo da estratégia de crescimento da empresa, que passa pela expansão para mercados com forte procura de espaços de trabalho flexíveis. A Organon, líder global em saúde da mulher e um membro valioso da WeWork em todo o mundo, ocupará três andares do edifício.

Industrial e Logística

O começo de abril também se mostrou forte neste segmento a iniciar com o anúncio de a doValue na venda de três imóveis comerciais por 5,9 milhões de euros. As operações foram concluídas no primeiro trimestre deste ano, mas só agora vieram a públio. Os ativos estão localizados nas zonas da Abrunheira, Sintra, na Zona Industrial de Santarém e na zona de Armazém em Taveiro, Coimbra. A doValue Portugal intermediou a venda de três edifícios comerciais, as operações concluídas no primeiro trimestre deste ano totalizaram um valor próximo de 6 milhões de euros.

Entretanto, a Panattoni trouxe a público o investimento de 50 milhões no primeiro parque logístico em Portugal. O promotor imobiliário logístico-industrial, entra em Portugal e desenvolve o maior projeto logístico do norte do país, com o desenvolvimento de um parque logístico com dois edifícios de 27.000 e 47.000 m2 para arrendamento no Porto. A Panattoni entra no país com a aquisição de 150.000 m2 de terreno no complexo industrial de Campo Valongo, distrito do Porto. ‘Panattoni Park Porto’, o novo parque logístico, resulta de uma aquisição de terrenos ao Castro Group, sediado em Braga, que será também responsável pela supervisão das diferentes fases do processo de pré-construção do projeto.

Já com o mês a terminar, a Aldi anunciou o investimento de 60 milhões de euros no seu maior centro de distribuição. Localizado na Moita, o entreposto permite abastecer de forma mais rápida as mais de 100 lojas da Aldi em Portugal, num investimento que ascende aos 60 milhões de euros. A retalhista alimentar indica ainda que o centro, com uma área de 57 mil metros quadrados, vai permitir abastecer de forma mais rápida e eficiente as lojas espalhadas pelo país. A estrutura foi desenhada para suportar o abastecimento a mais de 150 lojas no país, e surge pela necessidade de apoiar o plano de expansão da Aldi em Portugal, plano que estima atingir as 200 lojas em 2025.

Residências Universitárias

A Universidade Nova de Lisboa anunciou o lançamento de um concurso para criação de Residência Universitária na Caparica. O projeto resultará no maior alojamento da comunidade académica em Almada. Com capacidade até 550 camas, será o maior alojamento para estudantes, professores e investigadores na região de Almada. O concurso tem a finalidade de constituição de direito de superfície de um lote situado no Campus da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), na Caparica, em Almada.

Residências Sénior

Neste segmento, a Thor anunciou a expansão do seu portefólio com a compra de um projeto no coração do Porto. A empresa acaba de adquirir um projeto social e de saúde no Porto. A Thor Private Equity adquiriu um projeto geriátrico na Rua 5 de Outubro, no Porto, que terá mais de 6.910 metros quadrados. A empresa de investimento prossegue assim o seu plano de investimento na Península Ibérica.  No ativo vai promover um edifício de seis pisos com uma superfície superior a 6.910 metros quadrados, que contará com 96 quartos individuais e oito quartos duplos.

Hotéis

Ainda no início do mês abriu o Fontinha Hotel no centro histórico do Porto. O projeto de reabilitação urbana resulta de um investimento de 14 milhões de euros da Mercan Properties. A nova unidade hoteleira de quatro estrelas conta com 49 quartos distribuídos por seis pisos. O primeiro hotel Trademark Collection by Wyndham em Portugal nasce um local onde antes existia uma antiga pedreira. A nova unidade hoteleira de quatro estrelas está situada no centro histórico da invicta, entre a Rua da Fontinha e a Rua de Santa Catarina.

Entretanto, o Barceló Angra Marina foi premiado nos Traveller Review Awards 2022. Os prémios são atribuídos consoante as pontuações elevadas nas avaliações dos clientes nos últimos anos. O Traveller Review Awards 2022 foi atribuído a 113 hotéis do Barceló Hotel Group localizados em 13 países da Europa. O único hotel de cinco estrelas de Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, foi um dos premiados. A unidade hoteleira conta com 130 quartos e é um resort urbano de férias localizado junto ao mar e à marina de Angra do Heroísmo.

Centros Comerciais

Com o mês de abril a terminar, o Grupo Domingos Névoa, anunciou que adquiriu dois centros comerciais por mais de 20 milhões de euros. O grupo adianta que o investimento global nestas transações ultrapassou os 20 milhões de euros. Após compra do Braga Retail Center chegou a vez do Mira Maia Shopping. O grupo bracarense tem a intenção de reforçar presença nesta área de negócio. Depois de ter adquirido o Braga Retail Center. O Mira Maia Shopping, inaugurado em 2009 pela falida FDO, num investimento de 45 milhões de euros, era até agora gerido pela Inogi – Asset Management. O ativo que acabou de ser comprado pelo Grupo Domingos Névoa tem localização próxima do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, conta 19 mil metros de área bruta locável, cerca de 80 lojas e disponibiliza aproximadamente de 850 lugares de estacionamento.

Proptech

A Tiko anunciou que continua a sua expansão em Portugal com uma nova filial no Porto. A Tiko tem agora três locais em Portugal: Lisboa, Setúbal e Porto. A empresa é o primeiro iBuyer internacional a operar no mercado português e a estar presente em mais regiões, iniciou a sua expansão em novembro de 2021, escolhendo Lisboa como a sua primeira localização no estrangeiro e agora expande para a cidade invicta. Com o anúncio, a inovadora Proptech espanhola, continua o seu crescimento em Portugal e expande os seus serviços para a cidade do Porto.