Custos de construção de habitação nova subiram 11,5% em dezembro

Os materiais que mais influenciaram esta variação foram os produtos cerâmicos, que apresentaram um aumento homólogo de cerca de 60%.

De acordo com os dados publicados pelo INE – Instituto Nacional de Estatística, sobre o Índice de Custos de Construção de Habitação Nova, estima-se que em dezembro de 2022, os custos de construção registaram um aumento de 11,5% em termos homólogos, mais 0,1 pontos percentuais  quando comparado com o mês anterior.

Em relação ao preço dos materiais, o mesmo subiu 15,3%, acelerando 0,3 pontos percentuais face ao mês anterior e o custo da mão de obra aumentou 6,1% (6,5% em novembro).

Segundo o Índice de Custos de Construção de Habitação Nova, o custo dos materiais contribuiu com 9,0 pontos percentuais para a formação da taxa de variação homóloga do ICCHN (8,7 pontos percentuais em novembro) e a componente mão de obra com 2,5 pontos percentuais (2,7 pontos percentuais no mês anterior).

No que diz respeito aos materiais que mais influenciaram a variação, destacam-se os produtos cerâmicos, com crescimentos homólogos de cerca de 60%. De acordo com o INE, o cimento, as madeiras e derivados de madeira, os mármores e produtos de mármore e o consumo de produtos energéticos registaram aumentos homólogos superiores a 20%.

A taxa de variação mensal do Índice de Custos de Construção de Habitação Nova foi de -1,3% no mês em análise. O custo dos materiais diminuiu 0,4%, sendo que o custo de mão de obra contrariou essa tendência, ao aumentar 2,6%.

As componentes de materiais e mão de obra contribuíram com -0,2 pontos percentuais e -1,1 pontos percentuais, respetivamente, para a formação da taxa de variação mensal do ICCHN (-0,5 pontos percentuais e 1,1 pontos percentuais em novembro, respetivamente).