Custos de construção de habitação nova aumentam em abril

Observa-se um abrandamento de 3,0 pontos percentuais face a março.

De acordo com os dados do INE – Instituto Nacional de Estatística, relativos ao Índice de Construção de Habitação Nova, estima-se que, em abril, os custos de construção de habitação nova tenham aumentado 3,2%, em termos homólogos, abrandando 3,0 pontos percentuais, face ao mês anterior.

Em abril, a variação homóloga do Índice de Custos de Construção de Habitação Nova – ICCHN, situou-se em 3,2%, taxa inferior em 3,0 pontos percentuais à registada em março. Os preços dos materiais apresentaram uma variação nula, ao abrandar 4,6 pontos percentuais face ao mês anterior, e o custo da mão de obra aumentou 7,8% (8,5% em março).

No que toca ao custo da mão de obra, este contribuiu com 3,2 pontos percentuais (3,5 no mês anterior) para a formação da taxa de variação homóloga do ICCHN e a componente materiais com 0,0 pontos percentuais (2,7 no mês anterior). Entre os materiais que mais influenciaram positivamente o preço estão o cimento e o betão pronto, com crescimento homólogo superior a 20% e 15%, respetivamente, e as madeiras e derivados de madeira, com variações superiores a 15%. Em sentido inverso, o aço para betão e perfilados pesados e ligeiros e a chapa de aço macio e galvanizada, apresentaram decréscimos de cerca de 30% em termos homólogos.

No que respeita a taxa de variação mensal do ICCHN, esta foi de -0,2% em abril, e o custo dos materiais e mão de obra diminuíram 0,3% e 0,1%, respetivamente. As componentes materiais e a mão de obra contribuíram ambas com -0,1 pontos percentuais para a formação da taxa de variação mensal do ICCHN (0,0 e 0,1 em março, pela mesma ordem).