Custos de construção de habitação nova aumentam 8,5% em novembro

O aumento foi de mais 1,2 pontos percentuais que o apurado no mês anterior.

 

De acordo com o índice de Custos de Construção de Habitação Nova, hoje divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística, os custos de construção registaram um aumento de 8,5% em termos homólogos. Em novembro, estima-se que tenham aumentado mais 1,2 pontos percentuais que o observado no mês anterior.

No mês em análise, o INE indica ainda que o preço dos materiais e o custo da mão de obra apresentaram, respetivamente, variações homólogas de 9,4% e de 7,3%. Os preços dos materiais aceleraram para 9,4% (8,9% no mês anterior) e o custo da mão de obra aumentou 7,3% (5,2% em outubro).

No que diz respeito ao custo dos materiais, o mesmo contribuiu com 5,4 pontos percentuais para a formação da taxa de variação homóloga do índice de Custos de Construção de Habitação Nova (5,1 p.p. em outubro) e a componente mão de obra contribuiu com 3,1 p.p. (2,2 p.p. no mês anterior).

Quanto à taxa de variação mensal do ICCHN em novembro foi de 1,6%, tendo os custos dos materiais e o custo da mão de obra registado um aumento de 0,8% e 2,8%, respetivamente.

As componentes materiais e mão de obra contribuíram respetivamente com 0,5 p.p. e 1,1 p.p., para a formação da taxa de variação mensal do índice de Custos de Construção de Habitação Nova (0,5 p.p. e 0,2 p.p. em outubro, pela mesma ordem).