Custos de construção de habitação nova aumentam 6,5% em junho

Os Custos de construção registaram mais 0,4 pontos percentuais face ao mês anterior.

Segundo o Índice de Custos de Construção de Habitação Nova divulgado hoje pelo Instituto Nacional de Estatística, os custos de construção de habitação nova aumentam 6,5% em termos homólogos, mais 0,4 pontos percentuais face ao observado no mês anterior.

Aumento que se deveu à aceleração (0,8 p.p.) dos preços dos materiais. O preço dos materiais e o custo da mão de obra apresentaram, ambos, variações de 6,5% face ao período homólogo.

De acordo com o INE, em junho, a variação homóloga estimada do Índice de Custos de Construção de Habitação Nova foi 6,5%, taxa superior em 0,4 p.p. à observada em maio. No mês de junho, os preços dos materiais aumentaram 6,5% (5,7% no mês anterior). Quanto ao custo da mão de obra existiu igualmente um aumento de 6,5% (6,6% em maio).

A análise refere que custo da mão de obra contribuiu com 2,7 p.p. para a formação da taxa de variação homóloga do Índice de Custos de Construção de Habitação Nova (ICCHN) e a componente dos materiais contribuiu com 3,8 p.p..

Quanto à variação em cadeia, a taxa de variação mensal do ICCHN foi de 1,0% em junho, o custo dos materiais aumentou 0,5% e o custo da mão de obra 1,7%.

No que diz respeito à mão de obra e materiais contribuíram com 0,3 e 0,7 p.p., respetivamente, para a formação da taxa de variação mensal do Índice de Custos de Construção de Habitação Nova.